Farmacêuticos da Atenção Primária à Saúde podem participar de capacitação para a melhoria da gestão

23012017_atendimento_farmciaUma capacitação que pretende qualificar e aperfeiçoar os conhecimentos de profissionais que atuam diretamente nas cidades brasileiras. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que estão abertas as inscrições para um curso voltado aos farmacêuticos que atuam na Atenção Básica e Primária de Saúde. O treinamento pretende oferecer mais informações acadêmicas e práticas profissionais para aprimorar a gestão e o cuidado de pacientes usuários de medicamentos.
A CNM reforça que os farmacêuticos da Atenção Primária à Saúde atuam diretamente nos Municípios e aconselha a participação no curso. Por meio dessa qualificação, os profissionais devem estar aptos a desempenhar com maior competência as ações de gestão e de cuidado, bem como melhorar as atividades de gestão.
O farmacêutico que participar do curso ainda poderá auxiliar na escolha dos medicamentos padronizando a lista, programar quantidades adequadas para não sobrar nem faltar, organizar a distribuição entre as farmácias do Município e avaliar se estão bem armazenados.
MelhoriasA CNM lembra que até agora mais de 500 farmacêuticos já participaram do curso de aperfeiçoamento. A entidade reitera que a qualificação vai contribuir para a melhoria no atendimento da população, treinar outros profissionais no auxílio em suas tarefas e inseri-los na equipe multiprofissional de saúde, como o Núcleo de Apoio ao Programa Estratégia Saúde da Família.
Com isso, a expectativa é de que a economia do Município seja significativa, pois terá os medicamentos certos, na quantidade certa, no lugar certo e com a orientação do seu uso correta, o que vai evitar erros e desperdícios.
EtapasO curso é constituído de cinco módulos, onde o aluno conhece o avatar da “farmacêutica Carmen”. Depois, ele vai discutir e a auxiliar a resolver os problemas diários que todos os farmacêuticos enfrentam em suas atividades.
Essa é a quinta edição da capacitação. O curso é uma parceria do Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mais informações e inscrições consulte aqui