A GAZETA DO OESTE, em parceria com a Seta Instituto de Pesquisa, avaliou também o panorama na corrida pela única vaga reservada ao Rio Grande do Norte no Senado da República no pleito de 5 de outubro.
A deputada federal Fátima Bezerra, postulante do Partido dos Trabalhadores (PT) a uma vaga na Casa Revisora nacional, lidera tanto na sondagem espontânea quanto no quesito estimulado.
Na sondagem estimulada, onde o entrevistado responde a pergunta, auxiliado por uma lista contendo o nome dos candidatos registrados na Justiça Eleitoral, Fátima Bezerra obteve 34,9% das intenções dos votos dos mossoroenses, abrindo assim quase 15% de vantagem sobre a ex-governadora Wilma de Faria, que concorre a um assento no Senado da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A candidata socialista obteve 20,9% de citações do eleitorado mossoroense.
Na terceira posição apareceu o candidato do Partido Social Liberal (PSL), Roberto Ronconi, que, dentro de um universo de 600 entrevistados, teve o seu nome mencionado por 1,7% pessoas. Na quarta colocação na corrida pelo Senado foi citada a postulante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), professora Ana Célia, que obteve 1,2% de menções entre os eleitores mossoroenses consultados pela Seta Instituto de Pesquisa.
Na última posição em relação à disputa senatorial ficou o postulante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), professor Lailson, que foi citado por apenas 0,8% dos entrevistados mossoroenses. O índice de eleitores que respondeu Ninguém/Branco/Nulo foi de 20,5%, enquanto o total de eleitores que disse Não sabe/Não respondeu foi de 20%.
Foram realizadas 600 entrevistas com base em questionários estruturados, contendo perguntas fechadas no município objeto da pesquisa, no caso, Mossoró entre os dias 2 e 4 de setembro, ou seja, semana passada.
A amostra atendeu ao critério de estratificação da população por região, sexo, idade, grau de instrução e renda, a partir dos dados disponibilizados sobre o universo investigado pelo TRE no Rio Grande do Norte, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada pelo número RN 00020/2014.
A pesquisa teve como objetivo realizar, em Mossoró, o conhecimento e a percepção da população sobre as eleições de 2014 – foram investigadas as intenções de voto, na espontânea, para senador, governador e presidente. Na estimulada, constatou-se intenções de voto e rejeição para o Senado e para o Governo do Rio Grande do Norte, além de presidente.
Além disso, o levantamento procurou quantificar a percepção sobre as avaliações de governo de Rosalba Ciarlini (DEM) e Dilma Rousseff (PT).
Petista lidera também na espontânea
Na sondagem espontânea, ou seja, onde o entrevistado responde livremente a respeito de sua posição no tocante às eleições, a deputada federal petista Fátima Bezerra também é a preferida dos mossoroenses na disputa pela única vaga reservada ao Rio Grande do Norte no Senado da República.
A deputada do Partido dos Trabalhadores foi citada por 30,2% dos entrevistados pela Seta Instituto de Pesquisa em parceria com a GAZETA DO OESTE. A ex-vice-prefeita de Natal, professora Wilma de Faria, do Partido Socialista Brasileiro, obteve 17,2% de menções dos mossoroenses.
Na terceira posição apareceu o candidato do PSL, Roberto Ronconi, que teve o seu nome mencionado por 1,5% de pessoas, dentro de um universo de 600 entrevistados entre os dias 2 e 4 deste mês.
A candidata do PSTU, professora Ana Célia, foi quarta candidata preferida dos mossoroenses com 1% e na última posição ficou o candidato do PSOL, professor Lailson com 0,5%. O índice de eleitores que disseram não votar em Ninguém/Branco/Nulo foi de 27,8% já o índice de eleitores que disseram Não Saber/Não Respondeu foi de 21,8%.
Wilma é a mais rejeitada pelo mossoroense
A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), é a candidata ao Senado da República mais rejeitada pelo eleitorado na segunda maior cidade do Estado.
De acordo com a Seta Instituto de Pesquisa, em parceria com a GAZETA DO OESTE, de um total de 600 entrevistados, 19,5% disseram não votar na candidata do Partido Socialista Brasileiro para o Senado de jeito nenhum.
A petista Fátima Bezerra é a segunda candidata mais rejeitada, embora esteja bem atrás da concorrente do PSB, com 9,8% de rejeição dos mossoroenses. Na terceira posição ficou o candidato Roberto Ronconi com 4,4%. A professora Ana Célia foi a quarta candidata mais rejeitada na segunda maior cidade do Estado com 1,0% de rejeição, empatada numericamente com o professor Lailson, que também teve 1,0%. Aqueles que responderam Ninguém/Branco/Nulo ficou em 48,3%, enquanto os entrevistados que disseram Não Saber/Não Respondeu foi de 16,1%.
Dilma lidera na espontânea e estimulada
A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), é a preferida dos mossoroenses tanto na pesquisa estimulada quanto na sondagem espontânea. De acordo com a sondagem estimulada, onde o eleitor é instigado a responder com o auxílio de uma lista com os postulantes, a candidata do Partido dos Trabalhadores à reeleição obteve 40% de citações dentro de um universo de 600 pessoas entrevistadas em Mossoró.
A candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ex-senadora Marina Silva, ficou na segunda colocação com 33% das intenções de votos. O candidato tucano Aécio Neves ficou na terceira posição com apenas 5,0% de preferência do eleitorado local e quarta posição apareceu o candidato do Partido Social Cristão (PSC), Pastor Everaldo, que obteve 1,0% de citações do eleitorado mossoroense. O total de eleitores que disseram não votar em Ninguém/Branco/Nulo foi de 12,0% e aqueles que disseram Não Saber/Não Respondeu foi de 8,0%.
ESPONTÂNEA
A presidente Dilma Rousseff é a favorita dos mossoroenses também na sondagem espontânea, onde o entrevistado responde livremente a respeito de seu candidato. Dilma obteve 36,6% das intenções de votos, seguida pela candidata Marina Silva com 31,2%.
O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves, foi o terceiro preferido dos mossoroenses na sondagem espontânea com 5,4%. O Pastor Everaldo (PSC) ficou na quarta posição com 1,0%, enquanto o postulante do Partido Republicano Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levi Fidelix, ficou na quinta colocação com 0,5%, empatado com a candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Luciana Genro, que foi citada por 0,5% dos mossoroenses. Os eleitores que disseram Não Saber /Não Respondeu foi de 15,1%, enquanto 9,8% disseram não votar em Ninguém/Branco/Nulo.
PRESIDENTE
(ESTIMULADA)
Dilma Rousseff – 40%
Marina Silva – 33%
Aécio Neves – 5,0%
Pastor Everaldo – 1,0%
Ninguém/Branco/Nulo – 12,0%
Não Sabe/Não Respondeu 8,0%
PRESIDENTE
(ESPONTÂNEA)
Dilma Rousseff – 36,6%
Marina Silva – 31,2%
Aécio Neves – 5,4%
Pastor Everaldo – 1,0%
Levi Fidelix – 0,5%
Luciana Genro – 0,5%
Não Sabe/Não Respondeu
15,1%
Ninguém/Branco/Nulo – 9,8%
Fonte: Gazeta do Oeste
0 Comments:
Postar um comentário