Presidenciáveis aprovam no TSE foto que será usada nas urnas

Representantes de Dilma, Marina e Aécio foram ao tribunal para confirmar dados que serão informados ao eleitor no dia da eleição


RIO — Os dados de urna de três presidenciáveis foram validados na última segunda-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) enviaram representantes à sede do TSE para verificar as informações que serão colocadas nas urnas eletrônicas no dia 5 de outubro. Nenhum deles contestou o conteúdo.

Os representantes avaliaram a foto, o nome de urna, o cargo que estão disputando, o número, o partido e o sexo. Essas informações foram prestadas à Justiça Eleitoral pelos próprios candidatos, mas a aprovação faz parte do trâmite das eleições. De acordo com o TSE, os candidatos que não comparecerem ao Tribunal para validar os dados terão as informações aceitas automaticamente e inclusas nas urnas. A presidente Dilma Rousseff e candidata à reeleição, escolheu incluir na urna apenas seu primeiro nome. Já Marina, utilizará “Marina Silva” e Aécio, “Aécio Neves”.

Os mesmos dados serão utilizados no primeiro turno, no dia 5 de outubro, e, caso haja, no segundo, dia 26 do mesmo mês. Os cerca 142,8 milhões de eleitores brasileiros poderão votar entre 8h e 17h. Na último dia 21, terminou o prazo de cadastramento para os que quisessem votar em trânsito. A Justiça Eleitoral viabiliza o voto para presidente e vice, no primeiro e no segundo turno, para aqueles que estiverem fora de seus domicílios eleitorais. Neste ano, além das capitais, os brasileiros encontrarão seções de voto em trânsito em cidades com mais de 200 mil eleitores.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Nesta terça-feira, acaba o prazo para os candidatos apresentarem sua segunda parcial da prestação de contas de campanha. Os políticos deverão enviar ao TSE uma relação com a lista de doações recebidas, identificando os valores e os doares, e também suas despesas. Os que não prestarem contas devidamente, poderão ser cobrados pela Justiça Eleitoral após a prestação final, que acontece no dia 25 de novembro.

Fonte: O Globo
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário