Titular da Secretaria Estadual de Educação falou sobre o reordenamento na rede de ensino.
Titular da Secretaria Estadual de Educação falou sobre o reordenamento na rede de ensino.
A Secretaria Estadual de Educação está fazendo um reordenamento na rede de ensino. A ideia é otimizar os recursos e a quantidade de professores. Para comentar o assunto, o RN Acontece da Band desta segunda-feira (1), recebeu a titular da pasta, Bethânia Ramalho.
A secretária falou sobre as ações da pasta em busca de melhorias para o sistema e as dificuldades encontradas. “Fizemos um concurso para 3.900 professores efetivos, entre professores e técnicos pedagógicos, mas essa conta que já tinha deficitária, ela sofreu um impacto enorme com a decisão da justiça em retirar 4h/aula de cada professor em todo o sistema que é a hora/atividade. E isso causou um desequilíbrio que é impossível dar conta”.
Bethânia ainda completou. “Temos uma rede extremamente esgarçada, com muitos prejuízos, escolas com pouquíssimos alunos, quadros incompletos e estamos querendo com o reordenamento é caminhar para otimizar o sistema e o atendimento ao aluno”.
Ainda sobre o déficit de professores, a secretária destacou que o quadro segue incompleto. “O déficit permanece. Os avanços foram pequenos. Agora essa equação não fecha e não é o caso de ficar chamando os professores enquanto não tivermos o reordenamento”.
Bethânia falou sobre o tamanho da rede estadual. “Temos em média 300 professores, mais 1704 que estão readaptados. Tem escolas com 16 professores readaptados, os que estão cedidos e que estamos fazendo a convocação e os professores temporários que estamos relocando. Eu não tenho o número, mas temos em curso umas 15 escolas que estão sendo reorganizadas com o Pronatec, com a formação profissional, com mulheres mil. São quase 670 escolas.
A titular da pasta da educação estadual destacou as atividades do Sigeduc. “Temos a responsabilidade enorme de transformar essa escola com recursos tecnológicos, mas com uso pedagógico. O próprio Sigeduc tem a funcionalidade de pelo smartphone se pode ter uma série de informações sobre presenças, desempenho de alunos e outros”.
Fonte: Jornal de Fato
Fonte: Jornal de Fato
0 Comments:
Postar um comentário