Guia apresenta as instalações do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). Crédito: Pedro Vilela/MTur
Levantamento mostra que metade dos empresários ouvidos irão manter quadro de funcionários
As agências de viagem estão otimistas em
relação ao crescimento do setor para os próximos seis meses. Uma
pesquisa do Ministério do Turismo, realizada com 1.917 agências de todo
Brasil, em setembro de 2019, mostrou que 50,6% dos empresários
confirmaram a pretensão de estabilidade no número de empregados, ou
seja, metade dos empreendedores ouvidos pelo levantamento não tem
previsão de diminuir o quadro de funcionários até março de 2020.
A Sondagem Empresarial também
identificou que 52,4% dos entrevistados preveem aumento na demanda de
serviços ofertados pelas agências e 51,5% dos empreendedores indicaram
cenários positivos quanto ao faturamento da empresa.
O levantamento também comparou os dados
relacionados à geração de emprego, demandas por serviços ofertados e
faturamento das empresas registrados entre os meses de junho e julho de
2018 e o mesmo período deste ano. Em 2019, mais da metade dos
empreendedores (51,9%) ouvidos pela pesquisa afirmaram que houve
estabilidade no número de trabalhadores.
O relatório aponta ainda que os
empresários do setor registraram aumento de 31,4% na demanda de serviços
ofertados por suas agências. Se somado ao percentual dos que afirmaram
que houve estabilidade nesta categoria (29,2%), a porcentagem positiva
chega a 60,6%.
Em relação ao faturamento das agências,
os empresários que responderam à Sondagem afirmaram que houve alta de
29%. Outros, representados pelo percentual de 26,4%, identificaram
estabilidade no faturamento. Somadas as porcentagens (55,4%), o panorama
se manteve estável.
VIAJANTES – A pesquisa
também traçou um perfil dos turistas que escolhem viajar por agências.
De acordo com a Sondagem Empresarial, a maioria dos clientes (45,9%)
busca destinos de sol e praia, seguido das viagens culturais que
envolvem visitas a museus e Patrimônios Históricos (15,5%). Destinos com
foco na Natureza e Ecoturismo (10,6%) e Negócios (10,4%) estão em
terceiro e quaro lugares, respectivamente, com uma diferença muito
pequena no percentual: apenas 0,2%.
Ainda em relação ao perfil dos
viajantes, o levantamento apontou que a maior parte dos clientes das
agências de turismo (43,4%) são casais com filho (s). Em seguida,
representados por 23,2%, estão aqueles que viajaram com algum outro
parente ou com amigos. Em terceiro (21,6%) e quarto (11,8%) lugares
estão casais e aqueles que preferem viajar sozinhos.
PESQUISA – A Sondagem
Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil é realizada pela Diretoria de
Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo. São consultados
empreendimentos de hospedagem de todos os portes, entre os quais
hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar
as perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus
estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos.
Edição: Victor Maciel
OLHO D'ÁGUA DO BORGES/RN: MUNICÍPIO DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO (POLO SERRANO DE TURISMO)
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