Sai a primeira parcial da votação do Prêmio Congresso em Foco

Congresso Nacional

MAIS DE 400 CONGRESSISTAS CONCORREM AO PRÊMIO

Com 48h de votação, passam de 100 mil os votos dados na internet pelo público aos mais de 400 parlamentares que concorrem ao Prêmio Congresso em Foco 2020.

Entre aqui para ver a primeira parcial dos resultados

Participam da disputa congressistas que tenham exercido o mandato neste ano por pelo menos 60 dias e que não são alvo de acusações nem de investigações criminais, de acordo com levantamento feito pelo Congresso em Foco nas bases públicas de dados do Judiciário (aqui, você pode ver os deputados e os senadores com procedimentos em curso).

Veja a lista de congressistas concorrentes

Se não votou ainda, entre agora para votar

Serão premiados, em evento digital ao vivo a partir das 20h de 20 de agosto, os nomes escolhidos pelo público, em votação monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF); e por outras duas instâncias de seleção.

Uma delas é o júri especializado, que neste ano tem maioria feminina pela primeira vez.

A outra, formada pelos jornalistas que acompanham as atividades do Congresso.

Todos os prêmios (troféus para os primeiros colocados e certificados para todos os premiados) são entregues identificando de quem foi a escolha. Assim, é possível verificar quais são os preferidos do júri, dos jornalistas e do público.

O público vota nos melhores do Senado, melhores da Câmara e em quem mais se destacou em duas áreas, Clima e Sustentabilidade e Defesa da Educação. No caso dessas duas últimas categorias especiais, o Congresso em Foco avalia, também, a real afinidade dos congressistas com as áreas que são objeto de homenagem.

Criado para enfrentar os discursos de condenação genérica do Parlamento e da política (a chamada antipolítica) e para defender a valorização do Congresso Nacional e daqueles que lá mais se destacam positivamente, o Prêmio Congresso em Foco se tornou uma grande festa pela democracia, que se realiza neste ano pela 13ª vez.

“Ruim com o Congresso? Pior sem ele”, afirma, no vídeo abaixo, o fundador do Congresso em Foco e idealizador do prêmio, Sylvio Costa.
Fonte: Congresso em Foco