Ministros do TSE julgam dois processos da ex-governadora

A elegibilidade da ex-governadora Rosalba Ciarlini (sem partido) foi restabelecida em um dos processos que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral. A outra ação, também teve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que suspendia os direitos políticos, foi cassada, mas ainda haverá embargo de declaração da defesa da ex-governadora. Ambos os processos são referentes a ações eleitorais contra a então prefeita de Mossoró Claudia Regina e onde Rosalba Ciarlini também foi posta como “representada”.
DivulgaçãoMinistra Maria Tereza Rocha tomou a decisão no processo que envolve Rosalba CiarliniMinistra Maria Tereza Rocha tomou a decisão no processo que envolve Rosalba Ciarlini

Na denúncia sobre o uso do avião do Governo do Estado durante a campanha, que teve condenação da Corte Regional Eleitoral, Rosalba Ciarlini foi inocentada em decisão monocrática da ministra Maria Tereza Rocha de Assis Moura. 
Já no outro processo, onde a ex-governadora é acusada de usar máquinas do Governo para perfurar poços tubulares como ações político-eleitoreiras, a ministra declarou ilegal a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que cassava Rosalba Ciarlini e, portanto, suspendia os direitos políticos dela.
Nesse processo, o advogado Felipe Cortez, que defende a ex-governadora, disse que entrará com um embargo de declaração para que seja explicitado que os direitos políticos da política estão repostos. “Na decisão, a ministra acaba com os efeitos da determinação do TRE, mas falta explicitar que os direitos políticos estão restabelecidos, por isso vamos entrar com um embargo de declaração”, explicou o advogado.
No processo número 3733.2014.600.0000, referente a suposta ilegalidade na perfuração de poços durante a campanha, a ministra Maria Tereza Rocha destacou:  “provimento em parte para afastar do acórdão recorrido a declaração de nulidade de seu diploma de governadora e a cassação de seu mandato eletivo”.
A ex-governadora Rosalba Ciarlini está sem partido, mas o restabelecimento dos direitos políticos dela carimbam um projeto da política: ser candidata a prefeita de Mossoró.
Nova filiação 
O deputado federal Beto Rosado já confirmou que a Rosalba foi feito o convite para ingresso no Partido Progressista, ao qual o parlamentar é filiado. Informações de bastidores também apontam que Rosalba Ciarlini teve o convite para ingressar no Partido Verde, presidido pelo ex-senador Paulo Davim. 
Em recente entrevista a TRIBUNA DO NORTE, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, ao comentar o pleito de 2016, lembrou que Rosalba Ciarlini estava com os direitos políticos suspensos e sugeriu que a ex-governadora poderia estar no palanque dele. “A ex-governadora é uma pessoa que respeito, tenho afinidades e um bom relacionamento com ela, com Betinho Rosado, um aliado nosso nas eleições. Mas ela está hoje em um processo de inelegibilidade. Ninguém saber se será candidata. Poderá estar no nosso palanque. Então, muita coisa vai acontecer. Não estamos preocupados com adversário”, destacou.
Fonte: O Jornal de Natal
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário