A
importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama é o
foco da campanha internacional Outubro Rosa. O nome da campanha remete à
cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama
e estimula a participação da população, de empresas e entidades: o
rosa. Durante todo o mês, monumentos por todo o País se iluminam com
essa mesma cor.
A mobilização mundial também chama a atenção para dados
alarmantes. No Brasil, as mulheres devem enfrentar, em 2017, 57.960
casos novos de câncer de mama, de acordo com estimativa do Instituto
Nacional do Câncer (Inca).
O tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e
o segundo no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a
cada ano no País. Em 2015, 15.403 mulheres morreram por conta do câncer
de mama no Brasil.
Existem vários tipos de câncer de mama. Parte deles evolui
de forma rápida. A maioria dos casos é acompanhado por perspectivas
otimistas, se tratados de precocemente.
Autoexame
O Inca orienta que as mulheres façam a observação e a
autopalpação das mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal, sem
necessidade de uma técnica específica de autoexame ou de determinado
período do mês.
Para o mastologista Marcelo Bello, além do autoexame, é
importante conhecer os fatores de risco da doença. “Manter uma dieta
saudável, estar dentro do peso ideal, praticar alguma atividade física e
reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas podem reduzir
bastante o risco de aparecimento da doença”, afirma.
Rede pública
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016, foram
realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) 4,1 milhões de mamografias. A
faixa etária prioritária, mulheres de 50 a 69 anos, representa a maior
parte do atendimento: 2,55 milhões de exames. (mais…)
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