O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite deste domingo (27) em Brasília, onde deve cumprir agenda com foco nas negociações da PEC da Transição, acordos com o Congresso e definição da equipe de ministros.
A vinda de Lula para Brasília estava prevista para a semana passada, mas teve de ser adiada por conta do tratamento pós-operatório ao qual foi submetido em São Paulo. Da parte dos aliados do presidente eleito, o esperado é que a chegada na capital federal possa auxiliar nas negociações para dar início à tramitação da PEC.
O projeto prevê a retirada do Auxílio Brasil, que deverá voltar a se chamar “Bolsa Família”, do teto de gastos. O objetivo é possibilitar a continuidade da parcela de R$ 600 do benefício mais um adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos a partir do próximo ano.
O relator-geral do orçamento de 2023 e vice-líder do MDB no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), informou que vai protocolar a PEC até terça-feira (29). O texto precisa ser aprovada tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados até 10 de dezembro.
Fora as articulações para conseguir aprovação da PEC, Lula também deve definir os nomes que vão integrar o grupo temático da Defesa, o 31º do gabinete de transição e o último que falta ser anunciado. O grupo deve contar com ex-comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e anúncio dependia da chegada do presidente eleito ao Brasil.
Tribuna do Norte
0 Comments:
Postar um comentário