CONGRESSO DE EDUCADORES: Natal será palco mais uma vez da ExpoEduc 2023 que reúne educadores de todo Brasil

Foto: Cedida

A cidade do Natal recebe nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Centro de Convenções, o maior Congresso Educacional do Norte-Nordeste: ExpoEduc 2023.
E, para esta edição, a estimativa é de mais de 3 mil educadores de todo o Brasil, reunidos em três dias de muita troca e conhecimento. Uma verdadeira imersão no desenvolvimento da educação do País.

Consolidado como o segundo maior evento de educação do Brasil e o maior no eixo Norte-Nordeste, o Congresso é uma oportunidade para interação, atualização e networking. Com o tema “A Escola em 360º”, o evento traz assuntos de suma impotância no contexto educacional.
Os visitantes poderão passear por mais de 80 estandes e conhecer produtos e serviços voltados para a educação. O evento conta com a presença aproximada de 90 palestrantes, entre eles, grandes nomes como: o filósofo Mario Sérgio Cortella, psicólogo Rossandro Klinjey, professora Emília Cipriano e o ex cantor da dupla Victor e Leo, Leo Chaves.

O escritor, educador, palestrante e professor universitário, Mario Sérgio Cortella abordará em sua palestra: “Cenários Turbulentos, mudanças velozes” e explica um pouco mais sobre a abordagem. “Temos de reinventar nosso modo de fazer, de criar, de refletir, de agir, o importante é que precisamos de generosidade mental, coerência, ética e humildade intelectual para melhorar aquilo que se faz”, declara Cortella. Ideia que aglutina ao propósito do evento.

Neste ano, a “Arena 360” homenageia um grande nome da educação, Max Haetinger (in memorian), com a “Arena Max Haetinger”. Distribuída em quatro eixos temáticos: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; e Ensino Médio. Para a programação, temas amplos e diversos compõem a grade, desde a inclusão na prática, violência e saúde mental nas escolas, inserção da tecnologia em sala de aula, à práticas pedagógicas. Tendo os temas categorizados em: ‘Programação: Espaços de Aprendizagem’; ‘Programação: Gestores’; ‘Programação: Sala de Gestão Pública’.
O presidente do evento, Crislan Viana fala mais sobre a 3° edição da ExpoEduc. “Durante o evento, o palco principal recebe palestras únicas e também é dividido em quatro palcos simultâneos, sendo cada palco voltado a um segmento da educação”, explica Crislan Viana e acrescenta, “Para esta edição também teremos a ‘Sala SEBRAE para Gestores’, com temáticas voltadas à gestão escolar, ou seja, focadas em potencializar e aperfeiçoar essa área.”, enfatiza Crislan e conclui “teremos uma variedade de conteúdo, porque são muitas as possibilidades que circulam dentro desse universo que é a escola. Esse universo cíclico e de ecossistema e, assim o chamamos, porque esse ambiente precisa de um equilíbrio, entre setores, funções e saberes”, finaliza.

A Escola em 360º

Ecossistema escolar. Esse é o mote que norteia a edição 2023: “A Escola em 360º”.

A Escola é composta por um ecossistema educacional, que interage com diversos setores, esses, com aspectos que influenciam direto e indiretamente uma comunidade, tendo, como público-alvo, àqueles que almejam aprender por meio da educação.

O ambiente da escola não vive somente de um setor, seja ele administrativo, pedagógico ou de alunos. Para existir, tudo funciona de forma cíclica no dia a dia, e, um, depende do outro. “Ao mesmo tempo em que o professor está em sala de aula, o administrativo está atuando, o financeiro está trabalhando, a portaria funcionando, e tudo isso faz parte do ecossistema educacional. É um ciclo. O que leva ao nome “A Escola em 360º”.”, ilustra Crislan Viana.

ExpoEduc 2023 – A Escola em 360º

Quando: 27/07 (das 13h às 20h30); 28/07 (das 8h às 20h30); e 29/07 (das 8h às 20h)
Onde: Centro de Convenções de Natal

Inscrições e Informações: www.expoeduc.com.br