CGU incentiva a difusão da Ética e Cidadania nas Escolas

Parcerias

Em 2017, a soma de esforços da CGU, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Instituto Maurício de Sousa deu origem a um Termo de Cooperação Técnica e Financeira. O objeto era dar acesso ao programa a qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, estadual, distrital ou municipal; instituições educacionais; empresariais; e instituições sem fins lucrativos.

A aplicação universalizada do programa será viabilizada por meio da atualização e da adaptação do conteúdo físico do material didático para um formato digital, interativo e responsivo que poderá ser disponibilizado em modo offline (por meio de mídia adequada) para locais onde não haja acesso à internet ou em modo online a ser hospedado em plataforma digital integrada aos diferentes sistemas (IOS, Android e Windows Phone) e acessado por diversos canais via web (tablet, smartphones, lousa digital etc).

Uma nova parceria firmada com o Ministério da Educação em 2018 também permitirá a expansão do Programa UPT, por meio da produção de revistas em quadrinhos, tiras e filmes animados, com temas afetos à Ética e à Cidadania, os quais estão alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o ensino fundamental, bem como inovação tecnológica para adaptação desses materiais às mídias digitais e disponibilização de aplicativos.

O material será utilizado em sala de aula permitindo, assim, a introdução dos temas propostos de forma gradativa nas séries iniciais, para posterior aplicação do material didático completo no 5º ano, consolidando, por conseguinte, os conceitos até então aprendidos. A parceria também permitirá que os temas relacionados alcancem, por meio da distribuição das revistas, aproximadamente 2,5 milhões de alunos em cada ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras.

No 2º semestre de 2018, a revista em quadrinhos será destinada primeiramente aos estudantes do 2º ano, como parte de um projeto-piloto. O material, que será acompanhado de um guia para professores, trabalha a questão da alfabetização, ao mesmo tempo que explora temas de ética e cidadania.

Dessa forma, as iniciativas de aperfeiçoamento do Programa UPT estão inseridas no âmbito da Política Nacional de Prevenção Primária da Corrupção, da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção – STPC e estão alinhadas diretamente com o Objetivo 9 do Planejamento Estratégico da CGU: ampliar e aperfeiçoar a transparência na gestão pública e das formas de interlocução com o cidadão.

Destaque-se, ainda, as iniciativas do Objetivo 9 do Planejamento Estratégico da CGU relacionadas ao Programa:

- Desenvolver agenda permanente de interlocução com a sociedade;

- Fortalecer a transparência e o controle social e o papel da CGU como indutora desses princípios;

- Aperfeiçoar capacidades gerenciais para o melhor desenvolvimento das políticas de transparência e promoção do controle social;

- Desenvolver ações de transparência e participação em Entes Subnacionais que envolvam as várias áreas da CGU.