Há 15 anos sem novas contratações, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte passa a contar com 1.022 novos integrantes.
A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quarta-feira (11) a portaria que encerra o Curso de Formação da Polícia Militar e efetiva os mais de mil alunos como soldados da corporação. Entre os alunos que concluíram o processo de formação, 65 são mulheres.
Hoje a PM conta com 7,3 mil agentes ativos, dos quais 200 são mulheres. Com a incorporação dos novos policiais o efetivo passa a 8,3 mil agentes, sendo 265 mulheres.
E a primeira missão da nova tropa já está marcada: o pleito eleitoral do próximo domingo (15).
O último concurso para a PM foi realizado em 2005.
O atual, iniciado em 2017, teve as provas realizadas em setembro de 2018.
O concurso enfrentou uma série de entraves jurídicos até chegar ao Curso de Formação, autorizado em janeiro de 2020 pela atual gestão, que orientou a Secretaria de Administração (Sead) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) a dar continuidade ao certame.
As medidas incluíram ainda um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para que as mulheres aprovadas continuassem na disputa, mesmo que ultrapassassem o número de vagas destinadas a elas.
A governadora confirmou ainda a convocação de uma nova turma com 340 concursados da PM, no início de 2021.
Também um novo curso de formação de praças e a realização do concurso da Polícia Civil para contratação de 310 profissionais, e ainda um concurso para o Itep.
Para a governadora o momento é histórico.
0 Comments:
Postar um comentário