Pesquisa realizada no ano passado pelo Booking.com mostra que 73% dos turistas, ao escolher um destino, desejam ter experiências com a cultura local em suas viagens. E mais: 84% acreditam que, entender a cultura e preservar o patrimônio cultural, é crucial. Para fortalecer a estruturação das novas rotas e produtos turísticos nos territórios dos estados com foco nos atrativos naturais e culturais locais, o Sebrae está implantando o Projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos. A iniciativa piloto foi lançada no Rio Grande do Norte, que é o estado com agentes já contratados, e chegará aos demais estados.
Oito agentes vão atuar em rotas e polos turísticos já trabalhados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, como por exemplo os polos Seridó, Costa Branca, Serrano e Costa das Dunas, para estimular e apoiar na execução e fortalecimento da Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que está baseada em quatro pilares: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade. Essa rede apoiará gestores estaduais dentro de projetos vigentes, fomentando a governança e o turismo local.
O anúncio oficial do Projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos foi feito pela coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae Nacional, Analuiza de Andrade Lopes, na capital potiguar, durante o 13º Fórum de Turismo do RN e 8ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que estão sendo realizados até sábado (23), no Centro de Convenções de Natal. A coordenadora apresentou, no evento, os oito agentes selecionados para atuar no estado, em territórios que envolvem 82 municípios potiguares, onde as atividades turísticas já estão estruturadas em rotas e roteiros ou com potencial de desenvolvimento.
Com essa ação, o Sebrae espera estimular a criação de novos circuitos, o estabelecimento de outros roteiros e o surgimento de novos atrativos nesses territórios.
A coordenadora do Sebrae Nacional ministrou palestra na abertura do Fórum de Turismo do RN, realizada na noite da quinta-feira (21), abordando o turismo na nova economia e as estratégias de atuação do Sebrae para este segmento. Analuiza Lopes apresentou as principais tendências do setor, que foram provocadas pelo impacto da pandemia. “Hoje o turista está muito mais voltado a ter experiências que valorizem a cultura local, as vivências, o artesanato a gastronomia local”, avalia. Segundo a coordenadora, algumas bases são irreversíveis, como a presença digital e a sustentabilidade em âmbitos social, ambiental, cultural e econômico, estão em pauta muito fortemente no turismo. “Sem sustentabilidade, não há o turismo de amanhã”.
Tribuna do Norte
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