AS GREVES COMEÇAM A PERDER FORÇA

Agora é hora de governar

A onda de greves no Governo do Estado parece que finalmente está chegando ao fim. Com a promessa de que em setembro tudo voltará ao normal, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) terá finalmente a oportunidade de começar a tocar a sua administração. Estima-se que hoje o Governo esteja bem próximo do equilíbrio financeiro. Algo em torno de R$ 1 bilhão guardado para investimentos de grande porte. E vem grandes obras por aí. Arrisco-me a palpitar sobre três delas: o hospital materno-infantil de Mossoró, a ponte Areia Branca/Grossos e uma que já começou, que é o estádio Arena das Dunas, em Natal. Rosal-ba “perdeu” quase sete meses de Governo por causa das dívidas herdadas e da falta de habilidade com os servidores. Agora, que o Governo está começando é hora de bater a poeira e seguir em frente. A coluna conti-nua na esperança de que Rosalba fará o nosso RN acontecer.
"Carlos Eduardo passou por cima de princípios legais"
Deputado federal Rogério Marinho (PSDB), pré-candidato a prefeito de Natal, aproveitando que está em voo solo, para tentar polemizar com Carlos Eduardo
Rogério

O deputado federal Rogé-rio Marinho (PSDB) segue fa-zendo campanha para a pre-feitura de Natal sozinho, sem qualquer dificuldade. À vontade, inclusive, para criticar os dois principais lados da dispu-ta: o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e a prefeita Micarla de Sousa (PV). Teria isso a ver com uma suposta a-proximação com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB)? Acho que não. Tem a ver mesmo é com o céu de brigadeiro em que ele vive atualmente.

Machadão

Rogério se sentiu à vontade, inclusive, para criticar a reforma do Machadão, feita por Carlos Eduardo quando este era prefeito e que está sob suspeita e será investigada pela Câmara de Natal. Veja a frase em destaque na coluna, caro leitor.

Ações

Enquanto tenta plantar a semente da discórdia no gru-po governista local, o grupo de oposição a Mossoró esquece de fazer o dever de casa. Afinal de contas, caro leitor, quantas lideranças a candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) trouxe para perto de si de 2008 para cá? Não vale contar com os vereadores que saíram do governismo por decisão das duas partes. Eles não foram atraídos por Larissa e a simpática deputada federal Sandra Rosado (PSB). Eles foram para a oposição por causa de divergência interna. Aliás, não dá para dizer que eles são oposição, no máximo independentes.

Preocupação

Se o grupo de oposição aposta tudo em uma suposta cizânia entre os grupos da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da prefeita Fafá Rosado (DEM) por que, então, ele não se preocupa em atrair para si novas lideranças? Será que Larissa acha que as pessoas virão por osmose, ou seja, elas simplesmente vão mudar de opinião? É bom lembrar que Larissa já foi rejeitada duas vezes pela população de Mossoró, que não homologou as suas ideias para a administração municipal.

Ataque

Larissa prefere, ao invés de tentar convencer mais mosso-roenses das suas qualidades para administrar a cidade, transformar-se em uma espécie de perseguidora das lideranças comunitárias, a quem chama de “adversários”. Cabe uma pergunta : afinal de contas, quantos líderes comunitários a apoiam? Eu não conheço nenhum.

Walter

A reclamação da coluna quanto às condições precárias de tráfego e de segurança da RN-118, que liga Ipanguaçu a Macau, foi feita pouco depois do deputado estadual Walter Alves (PMDB) ser vítima de acidente. Aproveito, então, para convocar o parlamentar a participar da campanha desta coluna pela completa recuperação daquela estrada. Não dá para continuar do jeito que está.

Nada

Insisto, caro leitor, que o descaso com a RN-118 — que não é de hoje — renega a população daquela região do Vale do Açu ao esquecimento. O mato na beira da pista está tão grande que em alguns trechos os caminhões passam “ralando” na vegetação. Isso sem falar que não tem acostamen-to e mesmo se tivesse estaria to-mado pelo mato.

Mudanças

O PSD pode ganhar um quarto vereador. Na verdade, pode ganhar uma vereadora. Maria das Malhas foi convidada pelo futuro presidente da legenda em Mossoró, Francisco José Júnior, a fazer parte do novo partido brasileiro. Maria ficou de pensar, mas é bem provável que aceite diante dos problemas enfrentados pelo PSL em nível local.

Esvaziado

Para quem não sabe, hoje o PSL tem nos seus quadros apenas os vereadores Maria das Malhas e Flávio Tácito e mais o suplente Osnildo Morais. Todos os demais saíram para o PTN e estariam fazendo a travessia para o PTB. Sem suplentes, Flavinho e Maria se transformariam e presas fáceis na disputa política do ano que vem.

Outros

Se Maria for realmente para o PSD, teremos então quatro vereadores na nova legenda. Além dela e Francisco José Júnior, já estão com travessia garantida os vereadores Ricardo de Dodoca e Jório Nogueira. Com eles juntos, o partido entende que alcançará pelo menos quatro cadeiras, provavelmente renovando a de todos. Aguar-demos, pois.

Polícia Civil tenta conciliação
O Sindicato da Polícia Civil (SINPOL) procurou o Tribunal de Justiça e finalmente teremos uma rodada de conciliação entre a categoria e o Governo. Os trabalhadores garantem que querem voltar ao trabalho e o Governo garante que quer que eles voltem. Até aqui, no entanto, as negociações não têm avançado. Vejo radicalismo por parte do sindicato que se prende neste momento em um detalhe para não voltar às atividades. As outras categorias já deram voto de confiança. Está na hora do Sinpol dar o dele também.
PSB

Um detalhe que pouca gente tem lembrado na atual pré-campanha: o PSB não está em situação confortável quanto às eleições para a Câmara Municipal do ano que vem. A debandada de suplentes ameaça a reeleição do único vereador da legenda. Se o fim das coligações proporcionais valer para o pleito de 2012 a situação fica ainda mais dramática.

Saídas

Já está certo que o PSB não poderá contar com uma nova aliança com o PT, independente de coligações. A legenda vai sair sozinha para tentar recuperar a cadeira na Câmara Municipal. Por outro lado, o PSB perdeu quadros importantes como a primeira suplente Cícera Nogueira, que deve ir para o PSD.

Votação

Para se reeleger, o vereador Lahyre Neto precisará de pelo menos sete mil votos na legenda. Diante do seu desempenho pífio em 2008, onde foi apenas o 16o mais bem votado, tendo sido eleito na sobra de vagas, o sinal amarelo passa a ficar aceso. Há quem diga que isso justifica o nervosimo do parlamentar, que nos últimos dias têm participado até do movimento que ocupa a Dired, como forma de aparecer para o eleitor. Estaria ele atrás de esteira para tentar se eleger em 2012? Isso só o tempo dirá. Mas que a coisa está feia, isso está.

Bastidores

A oposição em Macau terá um reforço na disputa eleitoral deste ano: o apoio da governadora Rosalba Ciarlini. Em Natal, uma conversa reuniu o ex-prefeito José Antônio de Meneses, a vereadora Odete Lopes e o ex-deputado Carlos Augusto.

José Antônio e Odete são nomes postos pela oposição para a disputa macauense. Carlos Augusto quer derrotar o prefeito Flávio Veras (PMDB), que se aliou à ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Pelo jeito, vem novidades por aí.

Com o fim da greve do Detran, agora o mercado vai ter muito trabalho para colocar toda a demanda em dia. Conforme já havia comentado aqui na coluna, o prejuízo em vários setores vinha sendo enorme.

Agora, quem comprou carro e não emplacou poderá fazê-lo. Quem pagou o IPVA e ainda não recebeu o documento, agora aguarda a chegada. Assim como as instaladoras de gás natural, por exemplo, poderão voltar a “funcionar”.

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário