Secretários de Rosalba ouvirão reivindicações de alunos e professores da Uern no próximo dia 22

O secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, recebeu na Governadoria, na tarde de ontem  (12), seis estudantes da UERN, que estavam acampados na Dired de Mossoró. O encontro para tratar sobre a pauta de reivindicações do movimento ficou acertado em reunião anterior, quando o secretário garantiu receber o grupo assim que ocorresse a desocupação do prédio da Diretoria Regional de Educação.

No encontro desta terça, ficou marcada uma nova reunião para o dia 22 de julho, no Campus da UERN, em Mossoró. O objetivo é discutir as reivindicações entregues pelo reitor Milton Marques ao secretário Paulo de Tarso no dia 08 de julho. Além do secretário Paulo de Tarso, a reunião na UERN terá a presença da secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho; e do secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho.

Estiveram presentes pelo movimento de manifestantes da UERN, os estudantes Max Medeiros (aluno de História da UERN, Mossoró), Dayvson Moura (aluno de Direito da Faculdade Estácio de Sá, Natal), Thiago Rafael Freitas (aluno da Escola Peregrino Júnior, Natal), Luiz Luz (aluno de Ecologia da Ufersa, Mossoró), Daniel Henrique (aluno de História da UERN, Mossoró) e Rillen Rossy (aluno de Filosofia da UERN, Mossoró).

Os manifestantes estavam acampados dentro das dependências da 12ª Dired, em Mossoró, há 28 dias e desocuparam o prédio no início da tarde desta terça-feira. Agora, junto com o movimento “Levante do Elefante”, o acampamento está armado em frente à governadoria.

Entre as reivindicações dos estudantes estão o descontigenciamento dos recursos da UERN e a suplementação de R$ 4,3 milhões para 2011, além da disponibilização dos mesmos valores para 2012. Esses recursos seriam destinados à assistência estudantil, participação de estudantes em congressos e aulas de campo.

Depois de quase um mês de ocupação da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (Dired), o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem) partiu para novo ato contra o governo.

Dessa vez, o grupo se juntará ao movimento “Levante do Elefante”, que armou um acampamento em frente à governadoria.

O movimento "Levante do Elefante" também reivindica que o Executivo atenda as exigências dos servidores que estão em greve, com destaque para os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, recebeu uma comissão formada por manifestantes para conversar, ontem,  às 16 horas.

O procurador-geral do estado, Miguel Josino, e o secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, José Anselmo Carvalho, se reunirão hoje, às 14 horas, com o procurador geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre Neto, para tratar da criação de um Projeto de Lei que fixará um teto de remuneração para os servidores estaduais.

O projeto será enviado à Assembleia Legislativa no início de agosto. A medida visa corrigir distorções encontradas nos salários dos funcionários do Estado. Em entrevista ao Diário de Natal, Miguel Josino informou que a criação do teto do estado poderá seguir duas perspectivas.

“O subteto que iremos implantar poderá ter como base o salário da governadora, que é R$ 11,6 mil, ou o dos desembargadores, que chega a R$ 23 mil. A probabilidade maior é que a remuneração dos desembargadores seja usada como base, tendo em vista que esse é o critério usual nos outros estados brasileiros”, explicou o procurador.