(Foto: Undime)
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, enviou à Undime o Ofício-Circular nº 3/2018 cujo assunto é "Informação sobre as atividades do Programa Mais Alfabetização (PMALFA)".
O documento aborda vários pontos referentes ao Programa, entre eles:
1. Resolução nº 7, de 22 de março de 2018, que autoriza a destinação de recursos financeiros para cobertura de despesas de custeio às escolas que possuam estudantes matriculados no 1º ano ou no 2º ano do ensino fundamental regular;
2. sistema de orientação pedagógica e monitoramento;
3. segunda parcela de recursos para implementação em 2018 e continuidade no Programa em 2019;
4. processo seletivo para assistentes de alfabetização;
5. orientações às secretarias de educação sobre os próximos passos; e
6. avaliação diagnóstica a ser aplicada às crianças do 1º e do 2º ano do ensino fundamental regular.
Diante da importância do assunto, das providências a serem tomadas e dos prazos estabelecidos, a recomendação é que o ofício seja lido em sua íntegra.
Para acessar o Ofício-Circular nº 3/2018, clique em:
https://undime.org.br/uploads/documentos/phpBxPMON_5ac5131a71fdc.pdf
No sentido de tornar ainda mais didáticas as estratégias do Programa Mais Alfabetização, o MEC preparou um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=h6ONxlONxqI
Para esclarecer as dúvidas
Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas, o Conviva Educação realizará na próxima quarta-feira, 11 de abril, às 16 horas, uma transmissão ao vivo por meio do Facebook da plataforma. A transmissão contará com a presença da coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Aricélia Nascimento.
O documento aborda vários pontos referentes ao Programa, entre eles:
1. Resolução nº 7, de 22 de março de 2018, que autoriza a destinação de recursos financeiros para cobertura de despesas de custeio às escolas que possuam estudantes matriculados no 1º ano ou no 2º ano do ensino fundamental regular;
2. sistema de orientação pedagógica e monitoramento;
3. segunda parcela de recursos para implementação em 2018 e continuidade no Programa em 2019;
4. processo seletivo para assistentes de alfabetização;
5. orientações às secretarias de educação sobre os próximos passos; e
6. avaliação diagnóstica a ser aplicada às crianças do 1º e do 2º ano do ensino fundamental regular.
Diante da importância do assunto, das providências a serem tomadas e dos prazos estabelecidos, a recomendação é que o ofício seja lido em sua íntegra.
Para acessar o Ofício-Circular nº 3/2018, clique em:
https://undime.org.br/uploads/documentos/phpBxPMON_5ac5131a71fdc.pdf
No sentido de tornar ainda mais didáticas as estratégias do Programa Mais Alfabetização, o MEC preparou um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=h6ONxlONxqI
Para esclarecer as dúvidas
Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas, o Conviva Educação realizará na próxima quarta-feira, 11 de abril, às 16 horas, uma transmissão ao vivo por meio do Facebook da plataforma. A transmissão contará com a presença da coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Aricélia Nascimento.
1.
Informamos que o sistema de orientação pedagógica e
monitoramento do PMALFA já está
em funcionamento. Orientamos que as secretarias de educação acessem o sistema -
o mais rápido possível - para realizarem os cadastros necessários, obterem o
material de apoio para seleção dos
assistentes de alfabetização, conhecerem o material de apoio para orientação
das escolas e estabelecerem uma rotina de acesso para acompanharem os registros
das escolas e organizarem devolutivas pedagógicas.
2.
Comunicamos que os/a senhores/a
devem acessar o sistema via PDDE na aba do Programa
Mais Alfabetização, na qual o Secretário, o Coordenador do Programa e os
Gestores Escolares encontrarão um link de
acesso ao sistema de orientação
pedagógica e monitoramento. Ao acessar o sistema, os/a senhores/a serão
direcionados para Minha Página de
cada perfil.
3.
Os demais perfis (Coordenador Pedagógico da Unidade Escolar,
Professor Alfabetizador e Assistente de Alfabetização) deverão acessá-lo
pelo endereço https://maisalfabetizacao.caeddigital.net , digitando CPF para login e senha.
4.
Lembramos que as
funcionalidades para Coordenador Pedagógico, Professor Alfabetizador e
Assistente de Alfabetização ainda estão em desenvolvimento e a previsão é que o
acesso esteja disponível a partir do
dia 20/04/2018.
5.
Esclarecemos que, no sistema de orientação pedagógica e
monitoramento, o coordenador do Programa deve acompanhar o preenchimento
dos dados de execução por parte das escolas participantes, bem como deverá
prestar informações acerca da implantação do Programa, já que
o Coordenador é também o responsável
pela devolutiva dos dados gerenciais das aprendizagens. É importante destacar
que, conforme o § 2º do artigo 8º e o parágrafo único do artigo 12 da Resolução
CD/FNDE nº 7/2018, o preenchimento de informações pela unidade executora no
referido sistema é condição para o recebimento da 2ª parcela para implementação
em 2018 e continuidade no Programa em 2019.
6.
Destacamos que uma das
primeiras atividades a ser definida pela
Secretaria de Educação, além da orientação geral às escolas, é a definição e realização, o quanto antes, do processo seletivo para
assistentes de alfabetização. No sistema
de orientação pedagógica
e monitoramento, o Secretário, o Coordenador do Programa e os
Diretores encontrarão sugestões para realização desse processo, incluindo o
modelo de edital e de sugestão de provas de seleção. Lembramos que as
secretarias têm autonomia na escolha do modelo de seleção que utilizarão, mas
este modelo deverá, obrigatoriamente, ser informado no sistema.
7.
Instruímos que as secretarias
de educação estabeleçam contato com diretores e coordenadores das escolas para
informá-los da necessidade de apresentar o Programa à comunidade escolar, em especial, aos professores. Particularmente,
os professores alfabetizadores carecem participar dessa apresentação. Assim
sendo, é relevante que sejam realizadas reuniões para esclarecimentos como
- o que é o Programa, quais os seus
objetivos e qual o papel do assistente em sala de aula -. É importante,
inclusive, que a gestão escolar e os professores alfabetizadores, considerando
as orientações do Programa, definam mais detalhadamente o papel dos assistentes
de alfabetização e como eles poderão apoiar os professores alfabetizadores na
garantia do processo de alfabetização das nossas
crianças.
8.
É fundamental que a Secretaria
de Educação defina, rapidamente, com as
unidades escolares a data de aplicação, correção e sistematização da primeira Avaliação Diagnóstica a ser aplicada às
crianças do 1º ano e do 2º ano do ensino fundamental regular. Norteamos que essas avaliações sejam aplicadas ainda
durante a primeira quinzena do mês de abril do corrente ano, uma vez que o
resultado deverá ser utilizado pela escola para o planejamento das atividades
do Professor Alfabetizador como as
que envolvem o Assistente de Alfabetização.
9.
Em 2018, o Programa terá
duração de 6 meses. Dessa forma, é essencial que as unidades escolares iniciem
as atividades com o Assistente de Alfabetização, em sala de aula, se possível,
até o dia 16 do mês em curso.
10.
Alertamos que, tão logo os
assistentes de alfabetização sejam selecionados, a Secretaria de Educação -
apoiada pelas unidades escolares - organize reuniões de formação para
explicar-lhes o Programa e seu funcionamento, bem como explicar o papel e
responsabilidade que eles terão no apoio ao Professor Alfabetizador. O sistema
de orientação pedagógica e monitoramento disporá de materiais específicos que auxiliarão a Secretaria e as unidades escolares nessas formações.
11.
As dúvidas relativas ao
PMALFA podem ser
dirimidas pelo e- mail: maisalfabetizacao@mec.gov.br.
12.
No tocante às dúvidas referentes - exclusivamente - ao cadastramento
e ao preenchimento das informações
no sistema de monitoramento/CAEd, orientamos que entrem em contato com o CAEd
Digital pelo telefone 0800 7273 142 ou pelo e-mail:
suportepmalfa@caed.u{f.br .
13.
Finalmente, destacamos que o
Programa Mais Alfabetização integra-se à implementação da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) no que se refere ao
desafio de fazer
com que a ação pedagógica tenha como foco a alfabetização nos dois
primeiros anos do ensino fundamental.
Fonte: UNDIME/MEC
Fonte: UNDIME/MEC
0 Comments:
Postar um comentário