Mossoró é a Capital do Rio Grande do Norte a partir de hoje (26)

Gabinete da governadora Fátima Bezerra é instalado na Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Até segunda-feira, 30, a sede do Governo do Estado funcionará oficialmente em Mossoró. A governadora cumprirá uma série de atividades
  Governadora Fátima Bezerra instala gabinete na Reitoria da Uern

O Governo do Rio Grande do Norte transfere, a partir desta quinta-feira (26), a sua sede para Mossoró. A instalação na cidade acontece no prédio da Reitoria da Universidade do Estado do RN (UERN), de onde a governadora Fátima Bezerra (PT) despachará até a próxima segunda-feira (30).

A mudança de sede foi autorizada por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa. O Governo do RN instala-se na cidade em virtude das comemorações pela passagem dos 136 anos de libertação dos escravos, que ocorreu no município em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. A data é considerada a maior festa cívica da cidade e motivo de orgulho para os potiguares.

Na extensa agenda a ser cumprida pela governadora e por seus secretários estão previstas ações nas áreas de desenvolvimento rural e agricultura familiar, saúde, educação, ação social, cultura, direitos humanos, segurança e administração. Segundo o Governo, a transferência da sede para Mossoró “aproxima o cidadão oestano do Governo Estadual e de suas políticas públicas, que poderão ser desenvolvidas com maior precisão, considerando as reais necessidades da região Oeste do Estado”.

A programação desta quinta de Fátima Bezerra inclui, antes mesmo da instalação oficial do Governo no município, visita, às 8h, ao Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, que acontece desde a última terça (24), no Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, bairro Alto da Conceição. Às 10h, a governadora participa da sessão solene da Câmara Municipal de Mossoró em homenagem aos 51 anos da Uern, no Teatro Lauro Monte Filho.

Fátima Bezerra retoma a agenda na cidade a partir das 14h, quando acompanha reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Uern para aprovar a minuta de resolução que regulamenta o Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) 2020. A reunião acontece na própria universidade. Às 15h, também na Uern, a governadora participa da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Assú-Mossoró.

Em seguida, às 16h, Fátima Bezerra inaugura as novas instalações da sede da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIREC), no Centro Educacional Jerônimo Rosado (Rua Ferreira Itajubá, Santo Antônio) e entrega três ônibus escolares com acessibilidade para os municípios de Mossoró e Pau dos Ferros e kits de instrumento musical e material desportivo.

Encerrando a agenda do dia, a chefe do Executivo estadual anuncia, às 19h, no Teatro Lauro Monte, edital de cultura, lançamento do Microcrédito Pró-Cultura e instalação de Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Igualdade Racial.

Programação para 26/09 (quinta-feira)

8h - Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural

Local: Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, Rua Almirante Barroso, 560, Alto da Conceição

9h - Solenidade de instalação da sede do Governo em Mossoró