UERN é homenageada pela Câmara Municipal de Mossoró

Demais Câmara Municipais da região deveriam  fazer a mesma ação, pois a UERN presta serviços à toda região  do Médio e Alto Oeste Potiguar.

Atendendo proposição do vereador professor Francisco Carlos, a Câmara Municipal de Mossoró realizou nesta quinta-feira (26), no Teatro Lauro Monte Filho, sessão solene em homenagem aos 51 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A solenidade foi presidida pela presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro. As boas-vindas aos presentes foram dadas pelo propositor da solenidade, que relembrou a relação entre a Câmara e a criação da Universidade. “A Câmara tomou decisões importantes para a criação da nossa UERN, já que era uma instituição municipal”, argumentou o vereador, que incluiu em seu discurso a necessidade de autonomia financeira para a UERN.

O professor aposentado da UERN Antônio Gomes da Silva foi um dos 19 homenageados na sessão solene e foi escolhido para falar em nome dos demais homenageados. Em um discurso de agradecimento, o professor expressou o orgulho em fazer parte da Instituição. “Nos orgulhamos em saber que contribuímos com a Instituição mais ousada surgida em solo mossoroense e quiçá no Rio Grande do Norte. A função dessa Universidade é imensurável”, afirmou, e finalizou seu discurso homenageando o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, que prestigiou a sessão solene.

Em seu discurso, o reitor Pedro Fernandes destacou a importância da UERN não apenas para as cidades em que está instalada (Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó) como também para todo o Rio Grande do Norte. Ele falou sobre os avanços da Instituição em diversas áreas, como na pós-graduação. “Há bem pouco tempo a Universidade era ameaçada por não ter oferta de mestrados e doutorados. Hoje a UERN esbanja 34 mestrados e quatro doutorados”, afirmou o reitor, que falou sobre o orgulho em ser professor da UERN, filho de egressos da UERN e pai de estudante da UERN. Pedro Fernandes também convidou a população do Rio Grande do Norte para conhecer a Instituição. “Hoje sou eu que estou falando por ela. Amanhã poderá ser você ou seu filho”.

A prefeita Rosalba Ciarlini também esteve presente à solenidade. Ela destacou a importância da UERN para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do Brasil. A prefeita relembrou algumas de suas ações pela Universidade enquanto senadora e governadora e destacou o caráter suprapartidário da Instituição. “Podemos ter posições diferentes, mas existe uma coisa que nos une: a UERN”.

Chanceler da UERN, a governadora Fátima Bezerra também prestigiou a sessão solene da Câmara Municipal. Emocionada, a governadora relembrou sua trajetória, desde que foi acolhida pelo Rio Grande do Norte, aos 15 anos, e já como professora e líder sindical. A governadora também destacou a luta permanente em prol da UERN durante toda a sua vida pública como deputada, senadora e agora como governadora.

Ela falou de algumas ações já desenvolvidas em prol da Universidade em nove meses de mandato, como a destinação de recursos do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP), que pela primeira vez irá beneficiar a Universidade. “Parte desses recursos será destinada à assistência estudantil. Vamos garantir aos jovens, sobretudo aos mais carentes, o direito de sonhar. Que eles possam não somente ter acesso, mas consigam permanecer na Universidade”, garantiu a governadora.

Fátima Bezerra também falou sobre a conclusão do prédio do Campus de Natal e da lei de cotas sancionada por ela no início de seu mandato. “A Universidade é investimento, desenvolvimento, inclusão. É educação, inovação, ciência e tecnologia. É motor de crescimento, porque atua no desenvolvimento social e econômico do RN. Nós temos orgulho da nossa UERN. A ela, todas as nossas homenagens”.

Por fim, a sessão solene homenageou 19 pessoas, entre professores, técnicos e alunos, com diplomas, troféus e medalhas, simbolizando todos que contribuíram e contribuem com a UERN. As honrarias foram propostas e entregues pelos vereadores. Marcaram o encerramento da cerimônia.

Participaram da sessão solene professores, técnicos-administrativos, estudantes da Universidade, além do vice-governador Antenor Roberto; deputados estudais Isolda Dantas, Alysson Bezerra; Dr. Bernardo e Francisco do PT; a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais; o desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho, diretor da Escola de Magistratura do RN; o juiz de direito Breno Valério Fausto Ribeiro, diretor do Fórum Silveira Martins; o promotor de justiça Daniel Robson; a advogada Bárbara Paloma Fernandes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mossoró; e o empresário José Wellington Fernandes, presidente da CDL Mossoró.

HOMENAGENS
Antônio Gomes da Silva
Propositora: vereadora Izabel Montenegro
- Medalha do Mérito Educacional Prof. Solon Moura