GOVERNO DO RN: Debate sobre valorização do servidor conclui projeto Gestão Pública em Pauta. Atual Gestão jamais atrasou pagamento dos servidores

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), encerrou quarta-feira (28) o projeto “Gestão Pública em Pauta” com o debate sobre a “Política de Valorização do Servidor Público Estadual”. A governadora Fátima Bezerra e a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, foram as convidadas da última edição do projeto, que vinha acontecendo desde julho por meio de lives temáticas sobre gestão pública. A mediação  ficou sob responsabilidade do diretor-geral da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista.

Na oportunidade, as gestoras abordaram algumas conquistas em prol do funcionalismo estadual, como a convocação de servidores para as áreas de Saúde, Segurança e Educação, fortalecendo o quadro de pessoal. Também trataram do compromisso da atual gestão com o pagamento de salários em dia dentro do mês trabalhado, além do pagamento das folhas em atraso herdadas pela gestão anterior.

“Com muito esforço e dedicação, estamos conseguindo virar a página no tocante ao pagamento em dia dos servidores públicos estaduais. Estamos não só pagando o salário dentro do mês, como pagando as folhas em atraso deixadas pela gestão anterior. Reafirmo o nosso compromisso em quitar as duas folhas passivas que ainda restam para o início do próximo ano”, assegurou Fátima Bezerra.

A titular da Sead ressaltou a questão da qualificação do quadro de pessoal, afirmando que a Escola de Governo vem trabalhando para oferecer a partir de 2021 diversos cursos em prol da formação e do aperfeiçoamento técnico dos servidores, entre eles dez capacitações em nível de pós-graduação. “A palavra de ordem é valorização do servidor público, que passa não só pelo reajuste de salário e de concursos, mas também pela qualificação profissional”.

Virgínia Ferreira destacou ainda alguns projetos liderados pela Sead que vão beneficiar os servidores públicos da administração estadual como a implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), que vai permitir gerenciar a vida funcional dos recursos humanos; e o Clube de Descontos Potiguar, realizado em parceria com empresas privadas de diversos ramos de atuação para oferecer descontos na aquisição de bens e serviços em estabelecimentos comerciais a todos os servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo. A gestora também citou a criação da Escola de Tecnologia da Informação, responsável por desenvolver aplicativos e softwares, a exemplo do RN Consig, que é um programa mais seguro para as operações de consignados e de propriedade do Estado.

Realizada na data em que se comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, a secretária da Administração aproveitou a live para se solidarizar com os colegas servidores, dizendo que é uma honra em fazer parte da atual gestão e, enquanto servidora pública de carreira, se sente contemplada por defender os interesses dos colegas. “Penso que todo mundo que compõe a equipe da professora Fátima Bezerra tem essa honra, pois acredita que o seu governo valoriza o servidor. Na Sead, temos uma equipe unida e comprometida em prol da valorização dos recursos humanos e do bem social”, enfatizou Virgínia.

Avaliações positivas

Grande parte dos servidores que assistiu a transmissão avaliou o bate-papo de forma positiva. “É honroso para o Estado do RN poder comemorar o Dia do Servidor com uma governadora que os valoriza. Parabéns, SEAD, EGRN e toda equipe que cuida dos servidores. As dificuldades são muito em época de pandemia e seriam maiores se não fosse uma professora no Governo”, declarou o servidor Gilton Sampaio, presidente da Fapern.

“Parabéns pela live. Importante essa aproximação e transparência! A inovação e transparência tem avançado e quem ganha é toda a sociedade. Essa equipe de gestão tem apresentado muito trabalho bom. Trabalhos como modelo para outros estados”, manifestou a servidora da UERN, Ana Lúcia Gomes.

O projeto "Gestão Pública em Pauta" é uma iniciativa da Sead, por meio da Escola de Governo, com a proposta de fomentar debates no campo do serviço público, além de estimular servidores do RN a cultivarem a aprendizagem on-line. Ao longo de quatro meses, o projeto totalizou 16 lives sobre variados temas e boa recepção de público, com estimava aproximada em torno de 2 mil espectadores.