REVALIDA: Conselho Diretor aprova adesão da UERN ao Exame

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou ontem, 25, a adesão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

O Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa adesão ao Revalida é mais uma contribuição social com grande relevância que a Uern faz, uma vez que a necessidade de médicos, principalmente nesse contexto de pandemia, é crescente. E há, no Brasil, demanda grande por revalidação de diplomas de médicos formados em universidades estrangeiras”, ressaltou Francisca Maria Gomes Cabral Soares, pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação.

Com a adesão, a Uern passa a atender a revalidação de diplomas médicos, quando forem expedidos editais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com esse propósito, e constando a Uern como opção para os candidatos, conforme consta na Cartilha de Orientação às Universidades Parceiras. Todo o processo é coordenado pelo Inep, que elabora cronogramas específicos, com as etapas necessárias para inscrição dos candidatos.

“Dessa forma, contribuindo para a realização do exercício profissional de médicos que fizeram seus cursos em universidades estrangeiras e também favorecendo a toda a população, como já dissemos, no contexto de pandemia, há grande necessidade desses profissionais”, completou a pró-reitora.

Professores do curso de Medicina da Uern poderão participar apoiando na elaboração das provas, integrando a Comissão Assessora de Avaliação do Revalida, definindo notas de corte de cada prova e as universidades parceiras podem ainda, entre outras atribuições, ceder suas instalações para aplicação do exame.

Outras pautas

Na sua segunda reunião ordinária de 2021, realizada por videoconferência às 15h, o Conselho Diretor também aprovou termos de cooperação da Uern com a Universidade da Beira Interior (Portugal), com a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e com Universidad Nacional de San Luis (Argentina). As intermediações foram feitas pela Diretoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (Daint).

O colegiado aprovou um termo de cooperação técnica entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) e a Fuern para a cessão de servidores entre as instituições.

Também foram aprovados convênios de estágios para estudantes da Uern nas empresas Nossa Clínica Médica LTDA, Costa & Crispiniano Advogados Associados, Saboya Dantas Cobranças Extrajudiciais EIRELI, Voltalia Energia do Brasil LTDA, Pita Matias Araújo Advogados Associados e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A apreciação e deliberação do Processo No 04410002.002533/2020-41 – SEI: Minuta de resolução que regulamenta a concessão do auxílio-saúde e revoga a Resolução Nº 006/2019 – CD/Fuern foi retirado de pauta devido ao pedido de vistas de um conselheiro.

Composição

Tomaram posse no Conselho Diretor, representando o Governo do Estado, Ana Maria Morais Costa (recondução), Alexandre de Oliveira Lima e Sueilton Júnior Braz de Lima. Como representantes da comunidade, ingressaram no colegiado Denilson Santana de Araújo (recondução), Iata Anderson Fernandes, Dyjardan José Gomes de Carvalho e Alfredo Luiz da Costa. Elanio Rodrigues de Araújo Freitas assumiu como representante dos discentes.