Comemora-se nesta quinta-feira, 20 de maio, o Dia do Pedagogo. A data, celebrada no Brasil, lembra a importante função de ensinar, planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação. Instituído em 2015, por meio da Lei nº 13.083, o Dia do Pedagogo surge como uma oportunidade de homenagear esses profissionais que tanto se dedicam à formação de crianças e adolescentes.
No Brasil, o termo pedagogo facilmente nos remete aos professores, que atuam em sala de aula, mas os pedagogos também podem atuar como orientadores pedagógicos, administradores e gestores escolares, consultores, coordenadores educacionais, entre outras inúmeras funções permitidas aos profissionais com licenciatura em pedagogia.
O Ministério da Educação (MEC) trabalha continuamente para realizar ações que viabilizem o trabalho dos profissionais de educação, bem como promove cursos e eventos que visam ao aperfeiçoamento desse setor, especialmente em relação às mudanças que a pandemia de Covid-19 acarretou à educação.
Os cursos Alfabetização Baseada na Ciência, Práticas de Alfabetização, e Práticas de Produção de Texto, são alguns exemplos de ações promovidas pelo MEC, por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), no sentido de fortalecer e aperfeiçoar o trabalho dos pedagogos no Brasil.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC também disponibilizou uma série de cursos autoinstrucionais de formação continuada para professores e demais profissionais da educação básica, com o objetivo de apoiar as redes de ensino na análise e implementação da Base Nacional Comum Curricular.
Esses e outros materiais disponibilizados pelo MEC podem ser acessados por meio da Plataforma Avamec. Os cursos são gratuitos e 100% on-line. Acesse aqui a plataforma.
Com Informações do Ministério da Educação
DESTE BLOG: Sinto-me feliz em ser Pedagogo e, por conseguinte, Professor de Carreira da Educação Básica e da Educação Superior.
0 Comments:
Postar um comentário