Governadora do RN ressalta importância da UERN também no combate ao analfabetismo no Estado

Diretor do Campus de Natal, o Prof. Dr. Chico Dantas representou a UERN na reunião institucional para apresentação da proposta de erradicação do analfabetismo no Rio Grande do Norte. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, no Instituto Kennedy, com a presença da governadora Fátima Bezerra e do secretário estadual de Educação, Getúlio Marques.

Segundo o secretário, as propostas ali apresentadas deverão ser debatidas por um grupo de trabalho a ser formado por educadores, instituições de ensino, órgãos governamentais, entidades empresariais, sindicatos, associações e representantes da sociedade civil organizada, para que em 90 dias se construa um plano capaz de erradicar o analfabetismo no Rio Grande do Norte no prazo de até oito anos. Ainda segundo o secretário de Educação, o Rio Grande do Norte ocupa a 19ª posição entre os estados brasileiros no ranking de anos de frequência escolar e a 21ª posição com relação ao PIB estadual.

“Equilibrar essa balança entre escolaridade e produtividade é o desafio que pretendemos vencer aqui”, ressaltou o secretário, registrando que atualmente o índice de analfabetismo no Estado é de 13,5% das pessoas entre 25 e 64 anos de idade.

A governadora Fátima Bezerra reforçou o compromisso de reforçar a UERN também na luta contra o analfabetismo no Estado.

“A UERN tem cumprido o seu papel qualificando os professores na sua formação inicial e continuada. Para além de nossas ações já concretizadas, temos muito a contribuir com projetos voltados para a inserção dos adultos analfabetos e para a manutenção de nossas crianças e jovens no ambiente escolar”, pontuou o professor Chico Dantas, representando o reitor Pedro Fernandes.

Também esteve presente a professora Sirleyde Dias de Almeida, representando o Fórum Estadual de Educação.