A data escolhida pelo presidente Lula para ser diplomado eleito, 12 de dezembro, polemizou entre os bolsonaristas, que questionaram sobre a "pressa" de Lula em ser diplomado já que, segundo o calendário eleitoral, os eleitos podem ser diplomados até 19 de dezembro.
Até 19...
Os eleitos podem ser diplmados em qualquer data dentro deste prazo, bastando que as contas de campanha já tenham sido julgadas e aprovadas, como as contas da chapa presidencial eleita.
Porém, o questionamento do bolsonarismo traz um fundo de hipocrisia, já que em 2018, eleito presidente, Bolsonaro foi diplomado no dia 10 de dezembro, dois dias antes da data de Lula, mas, coincidentemente, assim como agora em 2022, uma segunda-feira.
Não se tem notícia de questionamentos sobre a 'pressa' de Bolsonaro em ser diolomado.
Em 2014, a presidente eleita Dilma Roussef também se antecipou e tomou posse no dia 17.
Nas duas eleições de Lula, ele tomou posse sempre no dia 14 de dezembro.
E o que traz o diploma de presidente eleito?
O documento tem como fundo o brasão da República do Brasil e traz os seguintes dizeres:
“Pela vontade do povo brasileiro expressa nas urnas em 30 de outubro de 2022, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma, que o habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023, nos termos da Constituição”.
FONTE: thaisagalvao.com.br
0 Comments:
Postar um comentário