OPORTUNIDADE MTur abre inscrições em curso de Atrativos Naturais para guias de Turismo do Nordeste

Crédito: Divulgação

Capacitação contará com 640 vagas para os profissionais dos 9 estados da região.

Inscrições vão até 10 de julho guias de turismo da região Nordeste, habilitados no Cadastur como guias regionais, já podem se candidatar a uma das 640 vagas do curso de “Especialização em Atrativos Naturais”. A iniciativa, ofertada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), está com inscrições abertas até o dia 10 de julho e o resultado final dos selecionados será divulgado em 24 de julho.

Inscreva-se AQUI

Veja o edital AQUI

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, esta qualificação é de suma importância para a região, que possui uma rica diversidade natural. “A capacitação ajuda os profissionais a transmitir os aspectos naturais dessa região tão rica em atrativos. Além disso, garante que os guias estejam atualizados sobre a preservação do patrimônio natural nordestino, contribuindo para o turismo sustentável e para a valorização local, proporcionando aos visitantes experiências autênticas e enriquecedoras”, destacou.

Para participar, os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar do ensino médio ou boletim de desempenho individual do ENEM, certificado de conclusão do curso técnico em Guia de Turismo Regional e o crachá de Guia de Turismo emitido pelo Ministério do Turismo ou certificado de Registro no Cadastur. Além disso, só será admitida a indicação no ato da inscrição de apenas 1 dos estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas no 1º e 2º ano do ensino médio, ou equivalente; ou por meio de análise do desempenho das mesmas disciplinas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou equivalentes.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo