Governo do RN entrega 469 notebooks a professores da Educação Especial

Investimento do Governo do RN nos equipamentos foi de R$ 2 milhões em recursos próprios. A governadora Fátima Bezerra destaca que a gestão garante o direito a uma “educação inclusiva” no Estado. Foto: Carmen Felix

Projeto Cuidadores atende estudantes com deficiência e impossibilitados de frequentar salas de aula; já foram entregues 1.061 computadores

Governo do RN entregou mais 469 notebooks a professores da Modalidade Educação Especial da Rede Estadual Pública de Ensino. Esta entrega se soma aos 592 já entregues e totaliza 1.061 computadores. O valor do investimento é de R$ 2 milhões em recursos próprios.

A Suesp – Subcoordenadoria de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação (Seec) registra hoje 7.698 alunos com necessidades especiais matriculados na rede. São 2.100 estudantes apoiados por professores de educação especial.

O Projeto Cuidador, em 2023, passa a contar também com 245 técnicos de enfermagem e 12 supervisores enfermeiros, possibilitando o atendimento de mais estudantes da Rede Estadual Pública de Ensino que necessitam de apoio para locomoção, higiene e alimentação.

Junto aos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) os cuidadores fornecem suporte individualizado aos alunos com necessidades especiais, auxiliando-os em suas atividades escolares e promovendo participação ativa nas dependências da escola.

“Estamos na luta por uma educação cada vez de melhor qualidade. Hoje, na presença de representantes de instituições importantes como o Ministério Público Estadual e do Poder Legislativo, concretizamos mais uma etapa desta luta que representa acolhimento, empatia, cuidado com o outro. É o Estado chegando junto das pessoas, cumprindo suas funções com respeito e carinho, atendo pessoas com alguma deficiência oferecendo educação para a vida”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A governadora acrescentou que a atual gestão promove avanços na educação do RN por que tem sensibilidade e atenção às questões sociais. “Trinta por cento das pessoas no RN têm alguma deficiência e precisam ser acolhidas. Garantir direito à educação inclusiva é nosso dever e vamos continuar fazendo, agora mais forte, com apoio do Governo Federal e do Ministério da Educação”, reforçou, para citar outros programas como “o Projeto Geração Conectada que vai levar Internet de qualidade, com wi fi, às escolas dando condições eficientes para uso das tecnologias”.

A professora Socorro Batista, Secretária estadual de Educação, ressaltou que “tudo fazemos para ampliar e trabalhar a educação inclusiva na prática, no chão da escola, inclusiva e realizando a busca ativa”.

Responsável pela Promotoria da Educação no Ministério Público Estadual, o promotor Oscar Ramos considerou a entrega dos equipamentos “iniciativa muito positiva. Venho acompanhando a Educação estadual na promotoria e comemoramos este momento que favorece o aprendizado e dá mais condições aos cuidadores”.

Titular da Secretária de Estado da Mulher, da Juventudes e dos Direitos Humanos (Semjidh), Olga Aguiar declarou: “penso que para as famílias dos estudantes cujos professores recebem este benefício este também é ato de inclusão, valorização e respeito. São pessoas que precisam de cuidado especial. E aqui temos uma medida de grande alcance social e inclusiva”. Para Décio Santiago, coordenador de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com deficiência da Semjidh, a entrega dos equipamentos “é muito importante para promover a atenção e a inclusão, e também compromisso de um governo popular. Só sabe a importância dessa atenção quem tem filho ou parente com deficiência”.

Para a representante da Assembleia Legislativa, deputada Divaneide Basílio – também presidente da Comissão de Educação do Legislativo Estadual, “o Governo do RN dá continuidade a um projeto importante que é lição de cidadania por que atende pessoas realmente necessitadas”.

A professora da Escola Estadual Iapissara Aguiar, Wanessa Barbosa recebeu um dos notebooks e afirmou que o equipamento vai auxiliar nos trabalhos e na inclusão. “O Governo do Estado quebra barreiras que, junto com alunos, enfrentamos diariamente. Agora podemos melhorar mais a qualidade do nosso trabalho”, declarou. Professor há 18 anos e vereador em Caicó, Anderson Clayton Duarte relatou casos de crianças hospitalizadas que não podem frequentar sala de aula e enfatizou a importância do Projeto Cuidador e o uso dos meios tecnológicos para atender alunos nestas condições.

No ato de entrega pelo Governo do RN, a governadora Fátima Bezerra esteve acompanhada também da secretária-adjunta da Seec, Cleonice Cleusa Kozerski subcoordenadora da Suesp, Maria do Carmo, subsecretário Flaubert Torquato, chefe de gabinete da Seec, Matheus Quirino, professores e educadores de escolas estaduais em Natal, Assu, Umarizal, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz, Angicos e Pau dos Ferros. O deputado estadual e professor Francisco Medeiros também participou do ato.