BLOGUEIRO EM SÃO PAULO

Passarei este final de semana em São Paulo. Ficarei dividido entre Sumaré, Campinas e São Paulo. Serei hóspede do casal empresário Antonimar Maia/Cristina Maia, com comércio em Sumaré-SP. Por isso, postarei notícias diretamente de São Paulo.

ANIVERSARIANTE DO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 24

No próximo sábado será o aniversário de LAÉDNA SALES. As comemorações serão no Chalé de Martins. Devido compromissos em São Paulo, não poderei estar presente. Os parabéns antecipados do Blog. Na próxima terça-feira postarei fotos da festa.

IDENTIFICADOS ASSASSINOS DA JUÍZA

São três PMs suspeitos de matar a Juíza Patrícia Acioli, em Niterói. O trio era investigado por ela por envolvimento na morte de um jovem. O crime ocorreu poucas horas depois de a magistrada ter assinado a ordem de prisão de seus algozes.

DOUTORES NO MERCADO

A Universidade de São Paulo atingirá no próximo mês a marca de 100000 mestres e doutores formados. O reitor João Grandino Rodas quer aproveitar o marca para discutir mudanças na estrutura de mestrados e doutorados no Brasil, praticamente estagnada há mais de 40 anos. A avaliação é que, apesar do grande volume de pesquisadores formados, são raros os contratados pela iniciativa privada ou mesmo pelo estado. A maioria se dedica apenas à própria vida acadêmica. Para tentar reverter esse quadro, a USP quer criar treze novos mestrados profissionais, voltados para o mercado de trabalho, e um educacional, para a formação de professores universitários.

DIU

Um estudo feito com 20 000 mulheres mostra que o contraceptivo reduz em 50% o risco de tumores de colo de útero.

MINISTÉRIO DO TURISMO

Em seu primeiro despacho com Gastão Vieira, Dilma Rousseff ordenou: o Ministério do Turismo terá de reduzir ao máximo os convênios, que foram a trilha para as mutretas recentemente reveladas. Se for imprescindível, que faça com o Sesi ou Senai. “Vamos manter um bom nível”, disse Dilma. Antes tarde do que nunca.

DEPUTADO TIRIRICA

Desde o início desta legislatura, TIRIRICA não faltou a nenhuma das 74 sessões de votação do plenário. Só que ainda não estreou na Câmara como orador.

DILMA ROUSSEFF

“Sozinhos temos dificuldade de fazer obras de impacto no país. Quando nos unimos e ultrapassamos quaisquer pensamentos que não sejam o bem público, nós conseguimos fazer.”

RUBENS BUENO, LÍDER DO PPS NA CÂMARA

“Não é só punir os funcionários que liberaram verbas do Turismo para empresas-fantasma. É preciso responsabilizar o ex-ministro Pedro Novais, que, no mínimo, prevaricou.”

MINISTRO DA EDUCAÇÃO FERNANDO HADDAD

“Juro por Deus, ela nunca me deu bronca. Eu te juro que não, mas se não quiser acreditar... Sei que é difícil.”

EX-JOGADOR ZICO

“Não boto mais os pés lá no Flamengo. Nem no estádio.”

JOGADOR NEYMAR

“É definitivo, não vou sair do Santos em janeiro.”

LEONARDO MLODINOW

“Deus é o conjunto de leis que regem a natureza.”

A FILA ANDA

O ministro do Turismo foi o quinto a perder o emprego no governo Dilma. Há pelo menos mais dois candidatos na mira do Palácio do Planalto.

A POLÍCIA PARALELA

Atuação ilegal de delegado atrasa apuração do maior roubo de jóias do Brasil, que só teve o primeiro preso depois de dezenove dias.

LUCIANA GIMENEZ

Não é incrível que ninguém tenha pensado nisso antes? Além de adorar aparecer, LUCIANA GIMENEZ, 40, possui todos os atributos da celebridade ideal: é mãe de filho de pai famoso, mulher de homem rico, dona de corpo voluptuoso e boca destramelada. “Vou fazer a Kim Kardashian brasileira”, diz a apresentadora sobre o reality show que mostra seu cotidiano, em todos os constrangedores detalhes. “Tem uma esteticista enfiando agulhas nas minhas banhas e uma cena em que apareço arrumada para uma festa, correndo na esteira, porque o vestido estava apertado”, conta Luciana, que seis meses depois do nascimento de Lorenzo perdeu 26 quilos e manteve a falta de juízo.

ENEM

Mostra que os brasileiros concluem a escola com deficiências básicas – o que lhes subtrai a chance de competir em igualdade de condições com jovens de todo o mundo.

O resultado do último ENEM dá a dimensão de quanto as escolas brasileiras públicas e particulares – ainda precisam avançar para oferecer um bom ensino.

FACULDADE DE PEDAGOGIA

Dedicam apenas 20% do tempo a questões práticas da sala de aula. Pior: mais de 40 000 professores nem sequer pisaram em uma Universidade. Voltados para a prática, os cursos de Pedagogia chegam a exigir estágios em que os estudantes precisam atuar em uma escola. Professor sem diploma não pode nem pleitear emprego.

TEMPO EM SALA DE AULA

4 horas. Em certas escolas públicas, a jornada não passa de 2 horas. Enquanto isso, em países como Coréia do Sul e Finlândia, o turno chega a 8 horas (Escolas de tempo integral), que cheguem logo ao Brasil.