HOJE COMPLETA 10 ANOS DO MAIOR ATENTADO SOFRIDO PELOS ESTADOS UNIDOS

Dez anos após os atentados do 11/9, os Estados Unidos fazem uma cerimônia neste domingo (11) para lembrar as cerca de 3.000 vítimas dos ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center. O presidente Barack Obama está na cerimônia ao lado do ex-presidente George W. Bush. Em rápido discurso, Obama lembrou o sofrimento das vítimas e citou Deus diversas vezes ao ler um salmo.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, mesmo que a terra seja retirada debaixo de nossos pés, que as montanhas sejam levadas até o oceano", disse o presidente ao ler o Salmo 46 da Bíblia. "Deus está conosco. Sabemos que houve guerras, que há guerras, e sabemos que ainda sim Deus será sempre exaltado entre as nações."

Em rápido discurso, Obama lembrou o sofrimento das vítimas e citou Deus diversas vezes

Apesar das citações de Obama, a proposta dos EUA era retirar o caráter religioso do evento --eventos religiosos, inclusive, foram retirados das celebrações.

Como acontece anualmente nesta data, quatro minutos de silêncio marcam os momentos nos quais os dois aviões atingiram as torres e quando as duas desabaram: às 8h46, 9h03, 9h59 e 10h28, respectivamente. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, fez um pequeno discurso antes de anunciar o primeiro momento de silêncio.

Após o segundo minuto, Bush citou, em discurso, uma carta enviada pelo ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln a uma mãe que perdeu cinco filhos na Guerra de Secessão (1861-1865). "Qualquer palavra pode ser fraca para falar sobre uma dor tão profunda, mas digo, como consolo, que eles morreram por uma República. Por esta razão, eu peço a Deus que reduza a sua dor."

Os nomes de todos os 2.983 mortos nos atentados são lidos por familiares das vítimas, que se revezam na leitura. Depois de encerrada a cerimônia, as famílias poderão pela primeira vez visitar o Memorial do 11 de Setembro, construído no Marco Zero, que será aberto ao público a partir de segunda-feira (12). Construído no lugar exato onde estavam as Torres Gêmeas, o memorial traz o nome de cada vítima inscrito em seu entorno.



AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário