Nesse contexto, o trabalho docente delineia-se como o de mediador e até gestor, que promove conexões entre os conhecimentos prévios e o escolar e vai além dos limites da sala de aula.
Ser professor é ser pesquisador. É estar sempre indagando e buscando novos caminhos para ajudar com mais eficácia o desenvolvimento das competências cognitivas, afetivas e sócio-culturais dos estudantes. Para isso, o ofício de educar não pode ser visto como um ato estático, mas como algo em constante ampliação. Assim, o professor não pode ver sua formação como suficiente, deve estar disposto a filiar-se ao regime de formação continuada.
Ser professor é ser amigo dos alunos. É percebê-los como pessoas que estão construindo identidade. É indispensável ter consciência de que nosso aluno vai ser aquilo que o ajudarmos a edificar, pois, se ele fracassar, estaremos fracassando com ele; se obtiver sucesso e for um vencedor, seremos com ele vencedores.
Ser professor é acima de tudo ser “sonhador” e “otimista”. É acreditar que, apesar dos obstáculos e limitações que permeiam o nosso dia a dia, podemos sempre fazer melhor.
É acreditar em si mesmo e num futuro promissor para a educação, acreditar que estamos fazendo nossa parte para que isso aconteça. Por isso, todos nós professores devemos ser otimistas e lutarmos pelo resgate do brilho da nossa profissão, assim como, fazermos justiça à missão que assumimos.
0 Comments:
Postar um comentário