As bênçãos de São José

EMPARN PREVÊ CHUVA PARA HOJE, QUANDO SE COMEMORA DIA DE SÃO JOSÉ; PARA AGRICULTORES, ISSO PODE SER SINAL DE BOM INVERNO

Publicado: 19 de março de 2014

O dia de São José, que transcorre hoje, deverá ser celebrado com chuva. A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê precipitações em várias regiões do estado e estima que estas devem continuar por cerca de 30 dias, garantindo a salvação da lavoura e uma boa colheita.

De acordo com o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, a previsão é de que nesta quarta-feira ocorram chuvas em todas as regiões do estado, especialmente no interior. “Em algumas, mais forte e em outras, mais fraca. A Zona de Convergência Intertropical permanece na região Nordeste e há boas condições de umidade, como se tem verificado nos últimos dias”, diz Gilmar.

As informações mais recentes da Emparn, registradas entre as 7h de anteontem e 7h de ontem, revelam que choveu em 32 dos 197 pontos de coleta de dados pluviométricos. Foram registradas chuvas em vários municípios da mesorregião Oeste Potiguar, como: Alto Do Rodrigues (16 mm), Olho D’agua Dos Borges (13 mm), Pendências (13 mm) e Caraúbas (12,8 mm).

Na Mesorregião Central potiguar, Ipueira registrou o maior volume de precipitações no estado, com 42 mm. Pedro Avelino registrou 14,4mm e São João do Sabugi (11). No Leste potiguar, Maxaranguape registrou 14,5mm de chuvas entre a manhã da segunda e a manhã de ontem.

Chover no dia de São José é sinal de bom inverno para o ano, segundo a crença popular. O sertanejo observa ao longo dos anos que, quando isso ocorre, o clima permanece propício para plantação e rende boa colheita meses depois. Para o homem do campo, são as bênçãos do santo, mas para a Emparn há uma justificativa científica.

São José é celebrado um dia antes do início do outono, estação que traz características tanto do verão quanto do inverno. Segundo Gilmar Bistrot, este é um período de aquecimento na faixa equatorial. “É a região que mais esquenta neste período e tem a presença de instabilidade com a zona de convergência. Ela ainda está na região e trouxe as chuvas dos últimos dias. Ainda deve permanecer por mais ou menos 30 dias”, explica.

É por essas peculiaridades que costuma chover no dia de São José, mas tudo depende do comportamento da atmosfera, ressalta o metereologista. Neste ano, as previsões são animadoras.

No ano passado, neste mesmo dia, devotos de São José lotaram a praça do município de Angicos, onde é realizada uma das maiores festividades mais importante em alusão ao santo, para pedir chuva ao padroeiro do bom inverno. Naquele dia, a Emparn registrou chuvas em vários municípios potiguares, porém o inverno de 2013 não foi tão bom como esperado.

Para este ano, o sertanejo está mais otimista. “Sentimos que teremos um bom inverno e esse sentimento vem dos próprios trabalhadores. Os agricultores estão esperando e achando que terão chuvas. Já vem chovendo, essa é a diferença do ano passado. Isso significa dizer que se continuar chovendo, vai melhorar porque até agora foi o que aconteceu”, relata o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do estado (Fetarn), Manoel Cândido.

Ele conta que aqueles que têm a agricultura como principal fonte de renda já plantaram desde que caíram as primeiras chuvas do ano. “Alguns já tiveram prejuízo, plantaram antes de chover porque não quer perder tempo, mas já se vê que os pastos estão verdes de novo pelo interior”, relata.

Os reservatórios menores, diz, estão quase cheios e o quadro de calamidade que se viu com a seca dos últimos dois anos começa a mudar, pelo menos na paisagem. “Está se recuperando porque o pasto está aflorando. Isso não quer dizer que está perfeito, mas se a chuva continuar, com certeza vai ter uma safra 100% melhor que no ano passado, quando não se produziu quase nada”, prevê.
Fonte: Novo Jornal, Natal-RN
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial