Candidatos à presidência serão convidados a se comprometerem na proteção de direitos de crianças e adolescentes

Os compromissos que poderão conferir ao próximo presidente da República o título de Amigo da Criança foram apresentados pela Fundação Abrinq. A plataforma foi dividida em cinco eixos, que incluem metas nas áreas de saúde, educação, proteção e investimentos. Os 11 candidatos à Presidência da República serão convidados a assinar um termo no qual se comprometem a implementar as políticas públicas relacionadas à infância previstas no documento Um Mundo para as Crianças, de 2002, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na quarta edição da campanha, o título será concedido somente ao final da gestão do candidato que for eleito, e não no momento em que ele assina o documento. “Nas edições anteriores, os candidatos assinaram os compromissos, mas, depois que eles são eleitos, temos dificuldades no direcionamento das verbas, no estabelecimento de políticas públicas e, principalmente, no monitoramento dos índices oficiais”, disse o presidente da Fundação Abrinq, Carlos Tilkian.

Tilkian destaca, entre as metas colocadas para a gestão da presidenta Dilma Rousseff que não foram cumpridos, a permanência dos altos índices de trabalho infantil e de mortalidade materna, além das desigualdades regionais no que diz respeito à mortalidade infantil. “A média brasileira atingiu os Objetivos do Milênio, embora, quando observamos as regiões Norte e Nordeste, estamos entre os piores do mundo.”

Ele ressalta, no entanto, que houve avanços nos programas sociais brasileiros e cita o combate à fome extrema com os programas de transferência de renda. “O Bolsa Família é reconhecido mundialmente como um instrumento que ajuda no combate à miséria”, diz Tilkian.

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário