UERN discute parceria com SEEC para oferta de cursos de línguas para a educação básica

Reunião ocorreu nesta quinta-feira - Foto: Cedida

Representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN (SEEC-RN) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 18, para discutir uma parceria para a oferta de cursos de línguas (inglesa e espanhola) para a educação básica. O encontro foi realizado na sede da SEEC-RN, em Natal.

Durante o encontro, foram debatidas questões sobre implantação de projetos de idiomas que atenderá alunos das escolas públicas e projeto Idiomas Sem Fronteiras, que atenderá os professores das escolas da educação básica. Os projetos serão desenvolvidos, respectivamente, pela Faculdade de Letras e Artes (FALA), por meio do Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas (NEEL), e pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DAINT), em parceria com a SEEC.

O projeto apresentado pela FALA/NEEL visa a oferta de cursos para os alunos matriculados nas escolas da rede básica estadual de ensino. Os cursos funcionarão nos contraturnos dos alunos da educação básica e serão ministrados por alunos bolsistas do curso de Letras, selecionados pelo NEEL.

Já a proposta da DAINT visa a oferta de cursos de línguas para professores da educação básica, por meio do projeto Idioma Sem Fronteiras. Por meio da parceria, os professores da rede básica poderão ter acesso a todas as ações do Idioma Sem Fronteiras, como os cursos presenciais, cursos a distância, exame de proficiência. “Todo o pacote que o Idioma Sem Fronteiras já oferece à comunidade acadêmica poderá ser estendido para a educação básica”, enfatiza o titular da DAINT, Pedro Adrião.