Ações como a diminuição do preço do querosene de aviação devem levar mais visitantes ao estado
Otimista com o
crescimento turístico em 2019, o Rio Grande do Norte se prepara para a
alta temporada com mais de 680 novos voos previstos. De acordo com
a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Empresa Potiguar de
Promoção Turística (Emprotur), em consequência do novo regime especial
de QAV (querosene de aviação), é esperado um aumento
de 22,3% no número de assentos entre novembro de 2019 e abril de 2020.
Para dezembro de 2019 e janeiro deste ano, a Inframerica, concessionária
do Aeroporto de Natal, prevê um fluxo de quase 600 mil passageiros e
cerca de 3.700 pousos e decolagens.
Outro fator importante para o aumento,
segundo a Emprotur, é a segmentação do turismo local. Além de “sol e
mar”, o potencial potiguar inclui atrativos histórico-culturais, de
aventura, religiosos e de eventos. Sendo assim, criou-se o produto
“Caçadores de Pôr-do-sol”, que promoveu em novembro um famtour no
litoral Norte envolvendo alguns dos principais operadores de turismo
internacional no Brasil. O trabalho terminou com uma rodada de negócios
entre os operadores e diversas empresas de turismo do estado.
A chegada de visitantes também ganhou
impulso com a rota operada pela Latam entre Buenos Aires, na Argentina, e
Natal, via Guarulhos (SP), que transportou quase 90 mil passageiros de
setembro de 2018 a setembro de 2019. “O ano (2019) foi extremamente
produtivo e com grandes esforços para conseguirmos destravar situações e
rever a maré baixa que estávamos vivendo. O reflexo positivo será
percebido na temporada 2019/2020”, avalia a secretária estadual de
Turismo, Ana Maria da Costa.
O governo potiguar realizou, ainda, uma
campanha digital inédita de promoção junto a agências de viagens e
portais de divulgação, além de ter criado um roteiro exclusivo para
publicação em revistas de grande circulação e sites
especializados. “Desenhamos a promoção do destino para atender às
demandas de forma segmentada e, assim, trazer ainda mais turistas. A
tendência é o foco em engajamento digital”, explica o presidente da
Emprotur, Bruno Reis.
Conforme o novo Mapa do Turismo
Brasileiro, instituído em 2019 pelo Ministério do Turismo, o Rio Grande
do Norte passou a reunir 79 municípios turísticos, o equivalente a 48%
das cidades do estado. Já o Cadastur, o cadastro nacional de empresas do
setor, registrou 1.070 negócios locais no ano passado, contra os 608
verificados em 2018.
EVENTOS - Ao longo de
2019, o Rio Grande do Norte sediou 23 eventos municipais, sendo alguns
de repercussão nacional, que geraram fluxo turístico e reforçaram o
potencial de atração de viajantes. Além disso, a obra de ampliação do
novo espaço do Centro de Convenções de Natal foi concluída, o que
permitiu a realização de 56 eventos no ano passado, com uma renda de
mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos.
Edição: André Martins
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