Iniciativas na área social foram condecoradas no Prêmio Nacional do Turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur
Ações de acessibilidade e humanização no Ceará, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul foram as vencedoras
A 2ª edição do Prêmio Nacional do
Turismo, entregue no início de dezembro em Belo Horizonte (MG),
consagrou três iniciativas inovadoras na categoria Turismo Social. O
primeiro lugar ficou com o Projeto Praia Acessível, que promove a
acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade
reduzida às praias de Fortaleza (CE), a partir de banhos assistidos em
cadeiras anfíbias.
A ação na capital cearense, iniciada em
abril de 2016, já atendeu cerca de 6.000 pessoas de todas as idades. “O
programa Praia Acessível é talvez o mais bonito da nossa Secretaria,
pois temos condição de dar assistência a muitas pessoas que nunca
tiveram acesso ao mar. Então, esse prêmio é uma grande honra e um grande
incentivo”, destaca Alexandre Pereira, secretário do Turismo de
Fortaleza.
Já o Plano de Acessibilidade da Marejada
de Itajaí (SC), considerada a maior festa do pescado no Brasil,
conquistou o segundo lugar. A 33ª edição do evento, realizado em
outubro, garantiu atendimento pleno a pessoas com algum tipo de
deficiência ou mobilidade reduzida. A Marejada ofereceu balcão de
acessibilidade, intérpretes de LIBRAS, cardápios com audiodescrição,
auxílio para deficientes intelectuais, cadeiras de rodas e mesa tátil
para cegos.
“O Plano de Acessibilidade da Marejada
mostrou que é possível organizar e deixar acessível um evento de grande
porte. Este segundo lugar é um ótimo resultado e um incrível
reconhecimento para Itajaí, que vem evoluindo cada vez mais na área de
eventos”, comemora o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro
Neiva.
O terceiro lugar coube ao Projeto Férias
Imperdíveis, desenvolvido pelo Sesc do Rio Grande do Sul. A iniciativa,
realizada desde 2010, democratiza o acesso ao turismo por trabalhadores
do comércio com renda de até dois salários mínimos. Eles podem usufruir
de três hotéis da entidade em Porto Alegre, Gramado e Torres, recebendo
um subsídio de 73% do custo total das viagens, que ajudam a impulsionar
a atividade turística regional.
SOBRE O PRÊMIO - O
Prêmio Nacional do Turismo é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em
parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), que tem como
objetivo identificar, reconhecer e disseminar práticas inovadoras e
casos de sucesso relacionados ao turismo. A 2ª edição homenageou 33
iniciativas de destaque, entre 418 projetos inscritos, e oito
profissionais, dentre 200 registrados. Os vencedores foram anunciados
durante a primeira Semana Nacional do Turismo, promovida em dezembro na
capital mineira.
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