UERN: Governo do RN destaca importância da Instituição na capacitação dos profissionais da saúde no enfrentamento à pandemia

O Rio Grande do Norte viveu um momento histórico nesta terça-feira, 19 de janeiro de 2021. A tão esperada vacina contra a Covid-19 chegou ao estado, dando início ao processo de vacinação dos potiguares. Um ato de esperança de que o fim da pandemia está próximo.

Coube à professora do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Campus Caicó, Maura Sobreira, aplicar a primeira dose da vacina ministrada em solo potiguar. A escolhida para receber a primeira dose foi a servidora técnica em enfermagem do Hospital Giselda Trigueiro, Graça Pereira. O ato aconteceu durante a solenidade de lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no RN, realizada na Escola de Governo, em Natal.

Maura Sobreira é secretária adjunta de Saúde do Estado e destacou a importância da parceria com a Uern e a UFRN no enfrentamento da pandemia, ressaltando que essas instituições “estão fazendo a diferença no enfrentamento da pandemia”. A secretária também citou o curso de capacitação dos profissionais da saúde, realizado em parceria com as duas universidades. “Hoje o Rio Grande do Norte está realizando capacitação dos profissionais da saúde para atuarem na vacinação em todo o Brasil. Ontem já disponibilizamos o programa desenvolvido através da parceria da Sesap (Secretaria do Estado de Saúde Pública), em parceria com a Uern e a UFRN, e já recebi o feedback de pessoas do sul do país dizendo que já começou o curso  que o RN desenvolveu e que está passando de forma acessível para todo o país. Isso é compromisso, isso é trabalho, isso é responsabilidade”, afirmou Maura Sobreira.

Foto: Elisa Elsie/AsscomRN

A reitora em exercício profª drª Fátima Raquel Morais participou do evento de lançamento da campanha de vacinação no Rio Grande do Norte. “Para nós é uma grande alegria acompanhar este momento, que traz tanto significado e esperança para todos nós. Parabenizo a governadora Fátima Bezerra e toda a sua equipe pelas ações realizadas no enfrentamento à pandemia, em especial, à nossa professora Maura Sobreira, que tem sido referência de eficiência e competência em saúde pública no Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Raquel Morais.

Em seu discurso, a governadora Fátima Bezerra agradeceu a todos os envolvidos no enfrentamento à pandemia, fazendo um agradecimento especial às universidades. Ela também falou sobre a simbologia do início da vacinação contra a Covid-19 no RN. “Este momento significa a vitória da esperança, a vitória da ciência, a vitória da vida contra o negacionismo. Continuaremos trabalhando com toda seriedade. Não descansaremos até termos toda a população do Rio Grande do Norte vacinada. Vamos saudar a ciência, a saúde e todos que têm se dedicado, dando o melhor de suas vidas, para cuidar do povo do Rio Grande do Norte e vencermos essa pandemia. Gratidão! Gratidão!”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Na solenidade foram vacinados oito profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do enfrentamento à Covid 19, nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.

Capacitação de Vacinadores – A Uern, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), é uma das parceiras da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) na capacitação aos vacinadores que atuarão nas 711 salas de vacinação espalhadas pelo Estado.

O conteúdo dessa capacitação é restrito aos profissionais da Saúde e está disponível na plataforma Avasus (https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=478). A expectativa é que no RN sejam capacitados inicialmente 2.133 profissionais.

O objetivo da capacitação é atualizar esses profissionais de saúde sobre as rotinas, organização, materiais a serem utilizados e, especialmente, a forma correta de aplicação do imunizante.

A capacitação é composta por oito unidades: aspectos gerais da vacinação, estruturação da sala de vacinação, biossegurança nas salas de vacina, rotinas de salas de vacinas, aspectos operacionais da administração da vacina contra a Covid-19, segurança do paciente na vacinação contra a Covid-19, registros e impressos utilizados nas salas de vacina e gerenciamento de resíduos nas salas de vacina.

Com a colaboração de Iuska Freire.