ELEIÇÕES UERN: Decisão judicial e disputa interna emperram eleições para Reitoria da Instituição de Educação Superior

Presidente da Comissão Eleitora, professor e promotor Armando Lúcio, afirma que nem a Universidade e nem a comissão foram ouvidos antes que fosse tomada a decisão judicial que suspendeu as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual

Por Amina Costa - Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta sexta-feira, 23, o presidente da Comissão Eleitoral da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) emitiu um comunicado oficial, esclarecendo sobre as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade, que foram suspensas no dia 14 de abril, dia em que ocorreria o pleito. Armando Lúcio Ribeiro esclareceu que nem a Universidade, nem a Comissão Eleitoral foram ouvidas, antes que fosse tomada a decisão judicial.

Na nota, o professor Armando Lúcio informou que já foram enviadas informações e argumentos em defesa do pleito eleitoral, e que aguarda o posicionamento da juíza, Adriana Santiago Bezerra, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró, sobre a retomada das eleições. “A votação, marcada para o último dia 14 de abril, foi suspensa após decisão liminar, assinada pela magistrada – procedimento em que nem a Universidade, nem a Comissão Eleitoral foram ouvidos”, esclareceu o presidente da Comissão.

Além disso, foi esclarecido que, quando o processo puder ser retomado, todos os eleitores que constam na lista de aptos a votar, poderão validar/confirmar seus dados no SigEleição até o último momento para votação no sistema. “Para auxílio a quem apresente alguma dificuldade na confirmação dos dados do pré-cadastro no SigEleição, equipes de suporte técnico remoto estarão de plantão para atendimento. Desta forma, toda pessoa apta a votar poderá exercer o seu direito”, informou o professor.

Na nota, o presidente da Comissão deixa claro que todos os procedimentos adotados pela mesma são de conhecimento do Conselho Universitário. “Todo o trabalho desta comissão tem sido baseado na obediência aos preceitos legais, no compromisso com a comunidade acadêmica e no respeito à democracia”, enfatiza.

Outro ponto esclarecido é em relação à atuação da Comissão Eleitoral, após a decisão judicial que suspendeu as eleições para a reitoria. De acordo com as informações do professor Armando Lúcio Ribeiro, nem a Comissão, nem qualquer outra autoridade pode tomar providências sobre a situação, além de aguardar a decisão da juíza. “Deixa-se de rebater, nesta oportunidade, as insinuações pessoais partidas de entidade classista, inclusive da qual faz parte esse presidente, por acreditar que esse assunto não contribui para a consecução dos objetivos da Comissão Eleitoral”, conclui.

Universidade informa que continua aberto o período de confirmação de dados

Continua aberto o período de confirmação dos dados pessoais dos estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) que ainda não realizaram o cadastro no Sistema Integrado de Gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SIGUern).

O sistema dá acesso às seguintes ferramentas: SigAdmin (Sistema de Administração dos Sistemas); SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração de Contratos), Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos) e SIGEleição (Sistema Integrado de Gestão de Eleições).

De acordo com a diretoria de informatização da Uern (Dinf/UERN), as informações de todos os estudantes e servidores da instituição constam no banco de dados do SIGUern, sendo necessária, porém, a confirmação dos dados cadastrais e criação do login e senha por parte do usuário.

Os links para acesso estão disponíveis no site da Uern. Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação devem confirmar as informações pessoais, como matrícula (sem o dígito), nível, CPF, nome social, RG, data de nascimento, e-mail, ano/semestre de ingresso no sistema (2020-1). Também é necessário criar um login e senha, e confirmar a senha criada. “Informações específicas quanto ao curso do estudante serão atualizadas no momento da matrícula curricular”, informa a instituição.

Já os servidores docentes e técnicos devem acessar o link específico para estas categorias, para fazer a confirmação dos dados cadastrais e criar login e senha. Para os casos de dúvidas, a Dinf está com um serviço de atendimento on-line por meio do Google Chat. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h3 às 17h30.

 

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