CURSO DE GESTÃO: Graduação é recomendada por gestores públicos formados pela Escola de Governo

O Governo do Rio Grande do Norte segue com inscrições abertas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, cujo ingresso será ainda no primeiro semestre de 2021. A capacitação é resultado de convênio entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os interessados devem acessar o site http://processoseletivo.ifrn.edu.br para se inscrever no processo seletivo e concorrer a uma das 45 vagas ofertadas.

Essa é a 12ª turma do curso de Tecnólogo em Gestão Pública ofertada pela Escola de Governo, que já formou cerca de 500 servidores públicos estaduais entre 2007 e 2020. Aqueles que já concluíram a graduação elencam uma série de benefícios, bem como recomendam aos colegas que participem dessa nova seleção. O curso objetiva oferecer formação continuada de conhecimentos estratégicos e regulamentações legais do governo, além de oportunizar crescimento profissional àqueles que não possuem titulação de nível superior.

O servidor do Itep, Reginaldo Balduino, é um exemplo dessa conquista. Concluinte da turma de 2015, ele conta que sua motivação a ingressar no curso começou quando foi designado para uma função de comando. "Na época, não havia ainda concluído o ensino médio e isto me incomodava muito. Assim que o concluí, veio a oportunidade da graduação pela EGRN e logo em seguida a Especialização em Políticas Públicas. Foi um ganho extraordinário. Minhas expectativas foram atendidas, pois, devido a responsabilidade do cargo, me sentia completamente inseguro na função, outrora pioneiro".

Servidora da Sesap, Maria Luíza Bezerra foi outra que aproveitou a oportunidade de cursar uma graduação através da Escola de Governo. "Conhecimento é primordial pra vida e é algo que ninguém nos tira. Estudar Gestão foi ótimo, conhecer a dinâmica me trouxe conhecimentos pra toda uma vida, independente de trabalhar ou não na área", afirmou.

Para Edelmira Martins, o curso lhe ajudou a enxergar a Administração Pública sob uma ótica mais complexa diante da realidade de cada governo. "A graduação me fez entender como funciona a máquina  governamental em seu lado positivo e negativo e me orientou para sempre buscar uma solução, diretrizes que venham achar caminhos para chegar ao fim de cada projeto de maneira eficaz  e eficiente. Tenho orgulho de dizer que sou formada e pós-graduada em Gestão Pública", destacou a servidora lotada na Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Formada em 2009, na primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, via EGRN, a servidora da Secretaria de Turismo, Fátima Marques, diz que o curso é excelente para os servidores públicos de um modo geral, pois atinge todas áreas, as quais têm como objetivo comum executar o trabalho com segurança, conhecimento e qualidade. "Foi uma satisfação enorme participar do curso, que me rendeu vários aprendizados. Hoje, elaboro e executo os trabalhos com facilidade no fluxo processual, sou convidada a participar de encontros, palestras. Isso porque confiam em mim, porque veem resultado alcançando eficácia", enfatizou Fátima, que foi nomeada como gestora administrativa e de pessoas após conclusão na graduação.

Processo Seletivo

De acordo com o Edital Nº 15/2021-PROEN/IFRN, os interessados na graduação poderão se candidatar até às 17h do dia 28 de abril de 2021. Poderão concorrer os servidores públicos estaduais que estejam em efetivo exercício do cargo, possuam certificados de conclusão do ensino médio e residam ou sejam lotados na Grande Natal. Terão prioridade aqueles que não possuam cursos de nível superior.

Serão ofertadas 45 vagas e as aulas do curso serão realizadas de maneira presencial no Campus Natal-Central do IFRN, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Entretanto, dada as condições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, temporariamente, as aulas e o processo seletivo acontecerão no formato remoto.

O objetivo do Curso de Tecnólogo em Gestão Pública é oferecer formação continuada de conhecimentos estratégicos e regulamentações legais do governo, buscando a otimização do gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas aos servidores públicos estaduais integrantes da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado. O tempo de duração da graduação é de três anos.