Escolas como o CEI Romualdo e Roberto Freire e o Marista esperam aumento do número de inscritos no Exame. Foto: Adriano Abreu
Com as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022) abertas na última terça-feira (10), a expectativa é de que neste ano haja maior participação dos estudantes, visto que há maior controle da pandemia da covid-19. Somente no primeiro dia de inscrições, o ministro da Educação Victor Godoy Veiga, revelou que foi atingida a marca de 1 milhão de inscritos para o exame. No Rio Grande do Norte, em 2021, o número de inscrições para o recuou 43,34% em relação a 2020. Foram 73.141 alunos que se inscreveram para a prova. Contudo, para este anos, as escolas estão otimistas de que o número será bem maior e executam planos de estudo com foco em estimular os estudantes.
A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC/RN) informou que está discutindo as ações de apoio aos estudantes na preparação do exame, focadas para acontecer no segundo semestre, sendo a mais tradicional delas em formato de aulões preparatórios. No ano passado, além desses a SEEC também disponibilizou conteúdos em TV aberta.
Na rede privada o otimismo é evidente, como no Colégio CEI (Romualdo e Roberto Freire), onde a expectativa é positiva, seja pelo comportamento que os alunos demonstram em relação ao exame, seja pelas estratégias que a rede implementa com foco nas provas. “Existe um foco muito grande nessa preparação. Fizemos avaliações diagnósticas potentes, com olhar significativo na aprendizagem do aluno. Nas evidências dessas aprendizagens e com base neste diagnóstico, estabelecemos estratégias de acompanhamento do movimento dos alunos através de análise de dados e retroalimentação de planejamento, aliado às atividades de enriquecimento curricular que a escola já possui”, explicou a orientadora pedagógica do colégio, Fabiana Reis.
Essas atividades que a escola desenvolve passam por uma carga horária expressiva, atendimentos individualizados, elaboração de rotina de estudos pela coordenação e pela equipe de psicologia, além de uma série de ações que fazem com que a preparação tenha o êxito dos alunos como o principal objetivo. “Hoje são 5 turmas de pré-concluintes e, pelas nossas pesquisas, o número de inscritos será quase na sua totalidade, como tem sido nos outros anos. No último ano, cerca de 120 alunos nossos fizeram o ENEM e acreditamos que teremos em média 160 alunos neste ano”, prevê a orientadora.
Tribuna do Norte
0 Comments:
Postar um comentário