MERCADO DE TRABALHO: Alunos contam com ações multidisciplinares e suporte psicopedagógico para a escolha da profissão

É durante o ensino médio que os estudantes tomam uma das decisões mais importantes para a vida: a escolha da profissão. Esse é um período de muitas dúvidas e questionamentos, ao mesmo tempo em que é preciso dar conta dos estudos e da preparação para o Enem. Levando em consideração esse contexto, neste ano, o Colégio Porto está colocando em prática algumas iniciativas que têm o objetivo de ajudar os alunos nas suas escolhas pessoais para um futuro profissional.

As iniciativas preparam os alunos, não só do ponto de vista cognitivo e socioemocional, mas também para que eles se sintam mais confiantes e tranquilos durante o processo de início da construção de suas carreiras.

Uma delas diz respeito ao trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da escola, o NAP. As psicólogas escolares, junto com a psicopedagoga, desenvolvem projetos de orientação em sala de aula.

“Um desses exemplos é a Avaliação de Interesse Profissional, a AIP, e a Mostra de Profissões, que foi organizada pelo NAP, e oportunizou aos alunos uma vivência em que eles puderam ter acesso a profissionais da universidade, explicando como é sua rotina, quais as expectativas e qual é a realidade de algumas carreiras”, explicou a orientadora pedagógica, Kennia Ísis.

Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, foi feito um trabalho de mentoria, idealizado pelo diretor acadêmico e professor de matemática da escola, André Cury. Nele, os estudantes que já passaram pelo Colégio Porto e foram aprovados no Enem e em outros vestibulares, se encontram com os alunos uma vez por mês para dar dicas, orientações, auxiliar na montagem de rotina de estudos.

Palestras e vivências

O Colégio Porto também proporcionou aos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio um momento com o representante da Link Scholl of Business, que é uma universidade voltada para o empreendedorismo em São Paulo.

O objetivo foi trazer para os alunos visões do mercado de trabalho e as exigências relacionadas a Soft Skills (habilidades comportamentais do profissional) e Hard Skills (habilidades técnicas do profissional), de como eles podem se desenvolver para além dos currículos acadêmicos, junto com uma noção do que é estudar fora de Natal.

A escola também vai promover um bate-papo com ex-alunos que foram estudar fora do Brasil para compartilhar experiências. Um desses encontros será com o universitário José Moraes de Albuquerque Neto, que foi aluno do Colégio Porto. No ano passado, ele foi aprovado no curso de Física da Michigan State University, nos EUA e em mais 08 universidades americanas.

“Nós estamos comprometidos com esse suporte que leva em consideração o amadurecimento durante as três series do ensino médio. O Colégio Porto entende que esse é um espaço de aprender além daquilo que é cobrado nas provas, é aprender com as experiências de vida e a gente traz para o aluno essa segurança e essa confiança”, finalizou a orientadora.