VALORIZAÇÃO HISTÓRICA DA PM: Governo anuncia promoções e incorpora novos praças à Polícia Militar

Foto: Carmem Felix/Governo do RN

A governadora Fátima Bezerra anunciou a efetivação de mais 734 promoções de praças e sete oficiais da PM. A autorização foi assinada na manhã desta quarta-feira (10), na solenidade de formatura de 11 novos praças da corporação, e será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira.

Os formandos foram aprovados no concurso público de 2018 e convocados recentemente após resolução de pendências burocráticas do certame. São 11 praças – 9 homens e 2 mulheres – que concluíram o Curso de Formação de Soldados.

Eles cursaram 1.480 horas-aula em disciplinas como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Gestão de Cultura Organizacional, Relações Interpessoais, Legislação, além das disciplinas técnicas, como abordagem policial, armamento e equipamento, instrução tática.

Na solenidade, após os formandos receberem a aposição do distintivo de soldado e a medalha Tiradentes, a governadora Fátima Bezerra parabenizou os novos policiais pela conquista.

Fátima Bezerra registrou “os esforços que vimos fazendo e continuaremos neste segundo mandato à frente da gestão estadual que está começando. Nos últimos quatro anos fizemos cinco concursos na PM e efetivamos mais de 10 mil promoções. Tudo isso sem que o policial precisasse recorrer à justiça para ter seu direito respeitado. As promoções estão na Lei e têm data para acontecer. O nosso Governo cumpre a lei, tem compromisso, dedicação e cuida do povo do RN”.

À solenidade compareceram o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Francisco Araújo; adjuntos da Sesed, Osmir Monte, e da Seap, Armelli Brenand; delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, procurador geral do Estado, Antenor Roberto; comandantes da PM e CBM, coronéis Alarico Azevedo e Luiz Monteiro e representante da Polícia Rodoviária Federal.

Concursos e contratações

– Desde 2019, início da gestão da atual gestão foram realizados 5 concursos na Polícia Militar.

– O primeiro, realizado após 15 anos sem concurso público para ingresso na Corporação, formou 1.014 policiais em novembro de 2020.

– O segundo formou 290 policiais militares, sendo 197 mulheres, em dezembro de 2021.

– O terceiro é o de Oficial para Área da Saúde, com 78 vagas. Os alunos estão em estágio de adaptação. O concurso para Oficiais do quadro da saúde, acontece após 21 anos sem contratações.
– O quarto concurso foi para oficiais combatentes, com 132 vagas. Os alunos estão atualmente realizando o Curso de Formação. O concurso para Oficiais combatente ocorre mais de 15 anos depois do último realizado.

– O quinto concurso teve as provas realizadas recentemente, em 16 de abril. São 1.158 vagas para soldados. A maior parte das vagas (1.128) é para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). As outras 30 vagas são destinadas ao Curso de Formação de Praças Músicos.

Portal da Tropical