ÌNDIOS E ELEIÇÕES: Indígenas do Xingu visitam sede do TSE e conhecem mais sobre as eleições

Visitação encerrou módulo de curso com lideranças ministrado por professores de universidades de Mato Grosso e do Tocantins

Um grupo com mais de 40 indígenas da região do Parque do Xingu – localizada entre os estados de Mato Grosso e Tocantins – esteve na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), nesta quarta-feira (7). A visita encerrou o último módulo do curso extensivo para lideranças indígenas ministrado por professores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

É a primeira vez que o indígena Ronan Kayabi, que vive em aldeia no Alto Xingu, próximo à cidade de Marcelândia (MT), visita a capital federal. Para ele, a oportunidade de conhecer uma instituição como o TSE também é um aprendizado de muita importância. “Conhecer as instituições públicas e governamentais vai nos ajudar a entender melhor como se dá o trabalho público. Além disso, ver como funciona o Tribunal também auxilia na compreensão sobre o trabalho da Justiça Eleitoral”, afirmou.

Os visitantes tiveram a oportunidade de adentrar o plenário onde se realizam as sessões de julgamento e os auditórios onde ocorrem os eventos do Tribunal, além de conhecer a exposição Eleições e Povos Indígenas, o Museu do Voto, visualizar objetos que contam a história das eleições e interagir com a urna eletrônica.

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário