O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira (1º) a indicação do advogado Cristiano Zanin para uma das vagas de ministro abertas no Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita durante coletiva de imprensa com o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto.
“Todo mundo já esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque acho que o Zanin se transformará em um grande ministro da Suprema Corte deste País. Conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e formação. Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte se aprovado pelo Senado e acredito que será. Acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da suprema corte.”
Lula
A confirmação da indicação do ex-advogado de defesa de Lula sao STF foi antecipada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pachego, em entrevista coletiva também na manhã desta quinta.
“Me encontrei ontem com Cristiano Zanin, ele será o indicado do presidente Lula para a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado”, afirmou. “Avalio positivamente. É alguém que reúne condições para ser ministro”, declarou Pacheco, durante entrevista coletiva.
Quem é Cristiano Zanin?
Como mostrou Luís Nassif, o advogado Cristiano Zanin, de 47 anos, conseguiu feitos notáveis. Um deles foi construiu sua reputação enfrentando a mais árdua batalha jurídica da moderna história brasileira, a Lava Jato, com uma estratégia exemplar – apesar de duramente criticada por muitos penalistas.
Zanin também montou uma assessoria de comunicação, para fazer frente à máquina de propaganda da Lava Jato. Era pequena, coisa de um assessor. Mas, rotineiramente, divulgava cada abuso da Lava Jato. E Zanin rebatia em petições permanentes.
INDICAÇÃO FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
A indicação de Cristiano Zanin para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (1).
Agora, caberá ao presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), agendar a sabatina de Zanin ao cargo. Para virar o próximo ministro do STF, Zanin terá que obter maioria simples no plenário do Senado.
Essa é a primeira indicação de Lula para o STF. O petista deverá indicar pelo menos mais um integrante ao STF, no lugar da ministra Rosa Weber.
Em seus dois primeiros mandatos, Lula indicou oito ministros ao Supremo: Cezar Peluso, Carlos Alberto Menezes Direito, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli. Destes, Cármen Lúcia e Toffoli ainda estão no Tribunal.
O Antagonista
0 Comments:
Postar um comentário