O senador informou que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), da qual é presidente, apresentou uma emenda destinando recursos do Orçamento para o reajuste real dos aposentados. Paim disse que os contrários à medida calculam que o gasto extra com o reajuste seria de R$ 8 bilhões. No entanto, segundo o senador, os consultores do Senado calcularam o valor em R$ 3,5 bilhões. Na visão de Paim, não faltam recursos para o reajuste.
- Agora é uma questão de vontade política e não de falta de recursos. Se não for dado o aumento, é por maldade - disse Paim.
Desaposentadoria
O senador aproveitou o discurso para defender o projeto de lei do Senado (PLS) 91/2010, de sua autoria. O projeto trata da possibilidade de renúncia da aposentadoria para os beneficiários do Regime Geral da Previdência.
Segundo o senador, a questão tem sido chamada de "desaposentadoria" e pode ser a chave para uma aposentadoria melhor, além de ser uma forma de combater o fator previdenciário. Paim lembrou que o servidor público já tem esse direito. O projeto está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sob a relatoria do senador Wellington Dias (PT-
OPINIÃO DO BLOG: O Senador é dos raros que defendem os trabalhadores e aposentados de um modo geral. A DESAPOSENTADORIA já é utilizada pelos servidores públicos e deve ser estendida aos contribuintes do INSS que são prejudicados pelo FATOR PREVIDENCIÁRIO. Assim, o aposentado voltaria a trabalhar com a remuneração atual do cargo e voltaria a requerer aposentadoria com o fim do fator previdenciário ou até mesmo quando completasse a idade e o tempo de serviço máximos para se aposentar com o salário integral.
0 Comments:
Postar um comentário