Veja o desfile da Beija Flor em imagens

Desfile da Beija-Flor anima a avenida | O Globo

RIO - A Beija-Flor, última escola a entrar na Avenida no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, entrou na Sapucaí com o dia raiando. Confira aqui algumas imagens do desfile.
Componente da Beija-Flor | Márcio Alves
A Beija-Flor, que fecha o primeiro dia de desfiles das escolas do Grupo Especial, veio com uma novidade: um desfile sem alas. Os integrantes, separados por 'grupo coreográficos', ou tribos, com componentes com várias fantasias diferentes juntos. A ideia é montar uma espécie de Ópera na Avenida.
Carro abre-alas da Beija-Flor | Agência O Globo

A Beija-Flor, sexta e última escola a desfilar neste domingo, traz um carro abre-alas de de quase 12 metros de altura.

Com enredo baseado no livro "Iracema", a escola fala da relação entre indígenas e brancos. As fantasias dos integrantes são diferentes entre si, e o primeiro setor está quase todo coreografado.
Curiosos assistem ao desfile da Beija-Flor de viaduto | Carina Bacelar

O viaduto paralelo à Sapucaí amanhece cheio de curiosos que resistiram ali para assistir a Beija Flor, última escola do primeiro dia de desfiles.

Comissão de frente da Beija-Flor | O Globo
A Beija-Flor, última escola a entrar na Avenida no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, entrou na Sapucaí com o dia raiando. Há alguns anos que isso não acontecia.
Alegorias do Salgueiro | Alexandre Cassiano
Desta vez não haverá apagão ou avaria para atrapalhar o Salgueiro. A quinta escola a desfilar neste domingo e madrugada de segunda-feira de carnaval fez um desfile tecnicamente perfeito, até curto, diferente dos últimos anos, em que falhas técnicas comprometeram o resultado.

O enredo "A divina comédia do carnaval", de Renato Lage e Marcia Lávia (que, comenta-se, podem estar se despedindo da escola, rumo à Unidos da Tijuca) causou grande impacto no começo, ao retratar o inferno de Dante, com esculturas e carros suntuosos, em que predominava o vermelho da escola. O choque foi tamanho que, ao chegar ao purgatório e ao paraíso, onde foram feitas discretas homenagens aos carnavalescos Fernando Pamplona, Joãosinho Trinta e Arlindo Rodrigues, o resultado visual não se manteve. Mas nada que tire do páreo a escola, que evoluiu com perfeição, puxada por Leonardo Bessa, Serginho do Porto e Xande de Pilares, acompanhados pela bateria precisa de mestre Marcão.
Raíssa de Oliveira, rainha de bateria da Beija-Flor | Agência O Globo

A rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa de Oliveira, já está se aquecendo para o desfile da escola, a sexta e última a se apresentar neste domingo.
  Desfile do Salgueiro em 2017 | Guito Moreto
Porta-bandeira da Salgueiro | O Globo

RIO - A porta-bandeira da Salgueiro, Marcella Alves, afirma que seu desfile será em homenagem à porta-bandeira da Unidos de Padre Miguel, Jéssica Ferreira, que sofreu um acidente durante o desfile.

- Estamos com coração apertado e comovidos. Meu desfile vai ser em em homenagem à Jéssica. Foi uma fatalidade. Quando a gente entra nessa avenida, tá tudo escrito. Foi uma fatalidade - disse ela muito emocionada.

De acordo com Marcella, sua fantasia representa uma versão carnavalizada de Beatriz, a amada de Dante no romance "A Divina Comédia". Nesta versão, porém, ela é uma colombiana. A fantasia, com 3,5 mil penas, pesa 25 quilos.