Servidores da UERN serão testados para Covid-19

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), estará realizando um inquérito sorológico, sobre o novo coronavírus no âmbito da instituição. Trata-se de um Programa de Testagem sorológica que será oferecido a todos os servidores como importante método de triagem para auxiliar no diagnóstico de história recente ou pregressa do COVID-19.

A ação se dará através da soma de esforços dos cursos da saúde e da equipe técnica em todos os campi da UERN, junto a Secretária de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), formando assim uma rede colaborativa para melhor efetivação da ação em todo o estado do RN.

Participam da ação institucional docentes, técnicos e alunos da Residência Multiprofissional e de graduação, bem como o apoio do Hospital Regional Rafael Fernandes e do Laboratório Regional de Mossoró.

Para realização da testagem sorológica será necessário a coleta de uma amostra de sangue e posterior envio ao laboratório de referência para o diagnóstico. O resultado do exame será encaminhado diretamente ao servidor, de forma restrita e confidencial, pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde.

“Trata-se de uma ação extremamente relevante para a saúde dos nossos servidores. Até pouco tempo esses exames de alto custo eram restritos aos sintomáticos e em laboratórios particulares. Estamos oportunizando e levando um teste de alta qualidade a todos os servidores da nossa instituição”, afirmou o pró-reitor adjunto de gestão de pessoas, Prof Wogelsanger Pereira.

O primeiro ciclo de atividades se dará a partir da 2ª Regional de Saúde que contempla os servidores lotados no campus central e no campus de Assú, a partir da próxima quinta-feira (01/10), nas dependências da Faculdade de Enfermagem, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

O segundo ciclo de atividades contemplará os demais campi da UERN em parceria com as respectivas Regionais de Saúde. A PROGEP divulgará um calendário com as datas de testagem dos servidores por Unidade de lotação.