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prioridades da gestão da governadora e professora Fátima Bezerra. Além 
do litoral, há muito o que se explorar em paisagens de serras e 
caatingas, focando em atividades ao ar livre, no turismo religioso ou de
 aventura. Nesse sentido, um dos importantes serviços que está em curso é
 o de sinalização turística, com a instalação de placas de orientação 
sobre os atrativos dos destinos mais visitados pelo estado afora. 
Indicar ao visitante onde estão equipamentos importantes como igrejas, 
barragens e museus é essencial para a formação de um destino turístico 
bem estruturado, colaborando para o crescimento das cadeias econômicas 
que cercam a atividade e levando renda para o interior.
 O programa de sinalização turística está beneficiando 50 municípios 
potiguares com um investimento de R$ 3,7 milhões abrangendo quatro dos 
cinco polos turísticos: Serrano (18 cidades), Costa Branca (10), Seridó 
(11) e Agreste/Trairi (11). O montante é viabilizado pelo Projeto 
Governo Cidadão, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A
 ação colabora para que o Rio Grande do Norte torne mais competitiva 
essa sua vocação econômica natural, passando à frente de estados de 
mesmo porte e características que não dispõem dessa facilidade.
 Cidades como Lucrécia e Almino Afonso já estão com a sinalização 
pronta. Em Pau dos Ferros, no Polo Serrano, por exemplo, foram 
sinalizados 14 atrativos ou pontos de interesse do turista, entre eles o
 Terminal Rodoviário, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o 
Centro de Artesanato Maria Genúria Aires Rêgo.
  Beneficiado pela sinalização
  Entremeada por serras de mata verdinha, mirantes e até uma pequena 
cachoeira, a cidade de Portalegre chega a receber mais de mil visitantes
 em um fim de semana típico. A informação é de Jocélio Queiroz, um dos 
empreendedores que aposta nesses atrativos, aliados ao clima ameno 
local, para manter o seu negócio na área de hospedagem e alimentação. 
Para ele, a sinalização instalada nos principais pontos de visitação do 
município “foi importante para a profissionalização do turismo na 
região, atividade que só fez crescer, graças a Deus”.
  O serviço é elaborado com a participação efetiva dos municípios para 
que os destinos realmente se beneficiem dessa ação e que o Rio Grande do
 Norte possa ir se destacando, já que a falta de placas indicativas dos 
atrativos é um problema que se vê em todo o país. A ação é apoiada, 
ainda, em pesquisas do Ministério do Turismo e da Embratur que apontam a
 falta de sinalização como um entrave a ser superado em busca da 
competitividade turística.
  INVESTIMENTO POR POLO:
  Serrano - R$ 1.248.835,22
  Agreste-Trairi - R$ 509.864,05
  Seridó- R$ 681.765,07
  Polo Costa Branca- R$ 1.351.718,15
  Total: R$ 3.792.182,49
 
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