Estimular o turismo no interior do Rio Grande do Norte é uma das
prioridades da gestão da governadora e professora Fátima Bezerra. Além
do litoral, há muito o que se explorar em paisagens de serras e
caatingas, focando em atividades ao ar livre, no turismo religioso ou de
aventura. Nesse sentido, um dos importantes serviços que está em curso é
o de sinalização turística, com a instalação de placas de orientação
sobre os atrativos dos destinos mais visitados pelo estado afora.
Indicar ao visitante onde estão equipamentos importantes como igrejas,
barragens e museus é essencial para a formação de um destino turístico
bem estruturado, colaborando para o crescimento das cadeias econômicas
que cercam a atividade e levando renda para o interior.
O programa de sinalização turística está beneficiando 50 municípios
potiguares com um investimento de R$ 3,7 milhões abrangendo quatro dos
cinco polos turísticos: Serrano (18 cidades), Costa Branca (10), Seridó
(11) e Agreste/Trairi (11). O montante é viabilizado pelo Projeto
Governo Cidadão, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A
ação colabora para que o Rio Grande do Norte torne mais competitiva
essa sua vocação econômica natural, passando à frente de estados de
mesmo porte e características que não dispõem dessa facilidade.
Cidades como Lucrécia e Almino Afonso já estão com a sinalização
pronta. Em Pau dos Ferros, no Polo Serrano, por exemplo, foram
sinalizados 14 atrativos ou pontos de interesse do turista, entre eles o
Terminal Rodoviário, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o
Centro de Artesanato Maria Genúria Aires Rêgo.
Beneficiado pela sinalização
Entremeada por serras de mata verdinha, mirantes e até uma pequena
cachoeira, a cidade de Portalegre chega a receber mais de mil visitantes
em um fim de semana típico. A informação é de Jocélio Queiroz, um dos
empreendedores que aposta nesses atrativos, aliados ao clima ameno
local, para manter o seu negócio na área de hospedagem e alimentação.
Para ele, a sinalização instalada nos principais pontos de visitação do
município “foi importante para a profissionalização do turismo na
região, atividade que só fez crescer, graças a Deus”.
O serviço é elaborado com a participação efetiva dos municípios para
que os destinos realmente se beneficiem dessa ação e que o Rio Grande do
Norte possa ir se destacando, já que a falta de placas indicativas dos
atrativos é um problema que se vê em todo o país. A ação é apoiada,
ainda, em pesquisas do Ministério do Turismo e da Embratur que apontam a
falta de sinalização como um entrave a ser superado em busca da
competitividade turística.
INVESTIMENTO POR POLO:
Serrano - R$ 1.248.835,22
Agreste-Trairi - R$ 509.864,05
Seridó- R$ 681.765,07
Polo Costa Branca- R$ 1.351.718,15
Total: R$ 3.792.182,49
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