O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu, nesta quinta-feira (05.08), em Brasília, 19 prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios Agreste e da Mata Sul do estado de Pernambuco (COMAGSUL). Durante o encontro, os gestores locais apresentaram um manifesto com demandas comuns entre os municípios relacionadas a investimentos em infraestrutura turística.
“Recebemos todos os projetos e vamos fazer o que for possível para dar celeridade e atender a Pernambuco, o Agreste e a Mata Sul, recorrendo ao Parlamento para que a gente consiga agregar volume financeiro ao orçamento do Ministério do Turismo e, assim, atender a todos. Contem com a gente para o que for preciso”, destacou Gilson Machado Neto.
Também presente na reunião, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito, reforçou o alinhamento do governo federal em apoiar o desenvolvimento do estado de Pernambuco. “Essa união da Embratur, do Ministério do Turismo e dos demais ministérios busca apoiar cada vez mais o nosso país. Então, contem conosco para fazer o diferencial para o estado de Pernambuco e para o Nordeste”, ressaltou Carlos Brito.
O documento que reuniu pautas comuns entre os municípios pernambucanos foi entregue ao ministro pelo prefeito de Altinho/PE, Orlando José, que é presidente do Consórcio dos Municípios Agreste e da Mata Sul do estado. “Fizemos reuniões com secretários dos municípios e definimos projetos em comum, que são pórticos, memoriais e Centros de Atendimento ao Turista (CATs). O objetivo é conseguirmos o apoio do Ministério para embelezar nossas cidades e promover o turismo”, explicou Orlando José.
Também participaram da reunião com prefeitos pernambucanos o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho; o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Babington dos Santos, o chefe da Assessoria Especial do Ministro, Rafael Luisi, e o secretário Especial da Cultura, Mário Frias.
PROMOÇÃO DO TURISMO - Aos prefeitos pernambucanos, o ministro do Turismo destacou ainda a pluralidade de atrativos turísticos do país. “Em qualquer cidade do Brasil, hoje, em um raio de 200 km, você tem tudo o que se procura no mundo. Você tem natureza, turismo religioso, turismo gastronômico, entre tantos outros. Ser brasileiro é morar onde o mundo sonha em tirar férias”, apontou.
Machado Neto pontuou ainda ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo para promoção do turismo e da cultura no cenário pós-pandemia. “Vamos identificar as festas temáticas ligadas, principalmente, ao agroturismo. Estou fazendo uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para reativar o setor rural, valorizando compositores e músicos locais e também fomentando novas tecnologias para que se mantenha o homem do campo ligado à sua terra”, exemplificou.
MOÇÃO DE APLAUSO – Ainda durante o encontro, o ministro Gilson Machado Neto recebeu uma moção de aplauso da Câmara de Vereadores do município de Catende/PE, por ter se “destacado à frente do Ministério do Turismo de forma ímpar, dinâmica e digna de um grande profissional”. A honraria foi entregue pela prefeita Graça Braz, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Djalma Oliveira, e o também vereador André Gustavo.
Também nesta quinta-feira, os prefeitos pernambucanos estiveram reunidos com o ministro da Cidadania, João Roma, quando também apresentaram uma pauta conjunta para desenvolvimento das cidades do estado de Pernambuco.
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
0 Comments:
Postar um comentário