TURISMO Ministro do Turismo recebe prefeitos pernambucanos em Brasília. Durante encontro, Gilson Machado Neto ouviu pleitos dos gestores locais e se comprometeu a apoiar o desenvolvimento do turismo no estado

 Gilson Machado Neto recebeu prefeitos pernambucanos em Brasília para discutir o desenvolvimento do turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur

 

O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu, nesta quinta-feira (05.08), em Brasília, 19 prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios Agreste e da Mata Sul do estado de Pernambuco (COMAGSUL). Durante o encontro, os gestores locais apresentaram um manifesto com demandas comuns entre os municípios relacionadas a investimentos em infraestrutura turística.

“Recebemos todos os projetos e vamos fazer o que for possível para dar celeridade e atender a Pernambuco, o Agreste e a Mata Sul, recorrendo ao Parlamento para que a gente consiga agregar volume financeiro ao orçamento do Ministério do Turismo e, assim, atender a todos. Contem com a gente para o que for preciso”, destacou Gilson Machado Neto.

Também presente na reunião, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito, reforçou o alinhamento do governo federal em apoiar o desenvolvimento do estado de Pernambuco. “Essa união da Embratur, do Ministério do Turismo e dos demais ministérios busca apoiar cada vez mais o nosso país. Então, contem conosco para fazer o diferencial para o estado de Pernambuco e para o Nordeste”, ressaltou Carlos Brito.

O documento que reuniu pautas comuns entre os municípios pernambucanos foi entregue ao ministro pelo prefeito de Altinho/PE, Orlando José, que é presidente do Consórcio dos Municípios Agreste e da Mata Sul do estado. “Fizemos reuniões com secretários dos municípios e definimos projetos em comum, que são pórticos, memoriais e Centros de Atendimento ao Turista (CATs). O objetivo é conseguirmos o apoio do Ministério para embelezar nossas cidades e promover o turismo”, explicou Orlando José.

Também participaram da reunião com prefeitos pernambucanos o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho; o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Babington dos Santos, o chefe da Assessoria Especial do Ministro, Rafael Luisi, e o secretário Especial da Cultura, Mário Frias.

PROMOÇÃO DO TURISMO - Aos prefeitos pernambucanos, o ministro do Turismo destacou ainda a pluralidade de atrativos turísticos do país. “Em qualquer cidade do Brasil, hoje, em um raio de 200 km, você tem tudo o que se procura no mundo. Você tem natureza, turismo religioso, turismo gastronômico, entre tantos outros. Ser brasileiro é morar onde o mundo sonha em tirar férias”, apontou.

Machado Neto pontuou ainda ações desenvolvidas pelo Ministério do Turismo para promoção do turismo e da cultura no cenário pós-pandemia. “Vamos identificar as festas temáticas ligadas, principalmente, ao agroturismo. Estou fazendo uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para reativar o setor rural, valorizando compositores e músicos locais e também fomentando novas tecnologias para que se mantenha o homem do campo ligado à sua terra”, exemplificou.

MOÇÃO DE APLAUSO – Ainda durante o encontro, o ministro Gilson Machado Neto recebeu uma moção de aplauso da Câmara de Vereadores do município de Catende/PE, por ter se “destacado à frente do Ministério do Turismo de forma ímpar, dinâmica e digna de um grande profissional”. A honraria foi entregue pela prefeita Graça Braz, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Djalma Oliveira, e o também vereador André Gustavo.

Também nesta quinta-feira, os prefeitos pernambucanos estiveram reunidos com o ministro da Cidadania, João Roma, quando também apresentaram uma pauta conjunta para desenvolvimento das cidades do estado de Pernambuco.

 

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário