Escola da ALRN vai ampliar ações em 2023

Criada com o objetivo de promover uma educação legislativa de excelência, a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN) tem feito diferença na capacitação dos potiguares, principalmente dos servidores públicos que atuam em todo o estado. Com diversos cursos e pós-graduações ofertados nos mais diversos níveis e áreas, a EALRN ainda conta com outras atividades para a comunidade geral, como o Conexão Enem, projeto de educação voltado a estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para 2023, os objetivos da Escola são capacitar mais e melhor os servidores, consolidar os projetos de educação e dar oportunidades de qualificação a cidadãos de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

“O trabalho desenvolvido na Escola faz parte de uma gestão comandada pelo presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que elegeu como uma das bandeiras a educação, não só pela qualificação dos servidores, mas também pelo fortalecimento da cidadania, com os projetos desenvolvidos por todo o RN”, explica o diretor da entidade, professor João Maria de Lima.

Ele diz que a previsão é de que, até o mês de março, esteja concluída a programação do primeiro semestre, uma vez que estão sendo preenchidas as lacunas de competência para suprir as necessidades de cada diretoria, de cada setor.

“Devemos abrir pelo menos uma turma de pós-graduação em 2023, já que temos três em andamento, mas ainda não decidimos qual será. Estamos avaliando com a direção-geral da Casa, já ouvimos os outros diretores e coordenadores. Nunca é demais lembrar que nosso certificado de Pós-graduação tem validade nacional, já que somos credenciados pelo Conselho Estadual de Educação”, frisa o diretor.

Está prevista a realização do fórum acadêmico que celebra o aniversário da escola, o lançamento da revista da escola com a produção de alunos da pós-graduação, bem como a manutenção dos projetos “Conexão Enem”, que voltará com aulas presenciais aos domingos; “Conexão Cidadã”, que ganhará o reforço de servidores de outros setores da Assembleia, deixando-o mais robusto; cursos livres e oficinas.

A interiorização da educação legislativa é outra vertente através do projeto “Conexão Parlamento”, que leva cursos de capacitação e reciclagem aos servidores das Câmaras Municipais potiguares. Atualmente, são 72 escolas funcionando em diversas regiões do estado e a meta é chegar a 100 municípios até o fim de 2024.

A Escola aposta ainda em uma gamificação da Constituição Federal, que deve ficar pronta no final do primeiro semestre de 2023. “Vale destacar, que a Escola ganhou dois prêmios da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo. Um pelo aplicativo que desenvolvemos, outro pelo projeto Conexão Parlamento. Dessa forma, para 2023, devemos manter o foco para preservar a qualidade de nossos serviços”, enfatiza João Maria Alves, que foi agraciado pela União dos Vereadores do Brasil com a Medalha do Mérito em Educação, honraria que dividiu com todos da Instituição.

A EALRN, braço educativo do parlamento estadual, já está consolidada como uma das melhores escolas legislativas do Brasil. “É preciso dizer que esse nível que atingimos não foi de imediato, mas faz parte de uma construção coletiva de trabalho daqueles que por aqui passaram e pelo esforço de uma equipe abnegada de servidores que temos hoje”, pontuou João Maria.

Evento apresenta EALRN para novos servidores

Para que os novos assessores dos deputados estejam informados sobre o trabalho da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), um encontro foi promovido no último dia 30 de janeiro a fim de familiarizá-los com os projetos, ações e trâmites da Assembleia Legislativa do RN.

O evento, que marcou o início da 63ª legislatura, promoveu o encontro dos novos assessores com os titulares de cada diretoria para uma breve apresentação das ações e/ou projetos dos setores da Casa.

Desde processos cotidianos que fazem parte do exercício laboral, passando pela grade de cursos oferecidos pela Escola da Assembleia, ações que dão assistência aos servidores e população, assim como todas as atividades que dão suporte, modernizam e aproximam a Casa Legislativa do povo Potiguar, tudo foi apresentado no seminário.

Participaram desse Encontro de Assessores, a Diretoria da Escola da Assembleia, Diretoria de Políticas Complementares, Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), Fundação Djalma Marinho e TV Assembleia, Diretoria de Gestão Tecnológica, Diretoria Legislativa e Procuradoria, além dos novos servidores e assessores parlamentares dessa atual legislatura.

Escola certificou 1.248 alunos em 2022

Apesar dos desafios ocasionados ainda pela pandemia da covid-19, a direção da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), avalia que 2022 foi um ano produtivo. A escola atuou com duas turmas de pós-graduações Lato Sensu: Gestão Pública e Gestão em Segurança Pública, além de mestrados voltados para a área de gestão pública em convênio com a UFRN. Com isso, Foram certificados um total de 1.248 alunos.

Também realizou simpósios, jornadas, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O papel incentivador da Escola no campo da educação legislativa colocou o estado como o ente federativo com mais Escolas Legislativas abertas, proporcionalmente, no Brasil. Entre os 167 municípios potiguares, 2022 fechou com 71 escolas funcionando em diversas regiões do estado.

“Somos o estado da federação com o maior número de escolas legislativas no Brasil, proporcionalmente falando. Para isso, já estamos marcando visitas aos novos presidentes das Câmaras que ainda não conhecem a importância de uma escola legislativa”, explica o diretor da entidade, João Maria de Lima.