CARNAVAL 2023 CONTINUA HOJE - Vai brincar a Folia de Momo? Compreenda seus limites e saiba lidar com as consequências das atitudes

Foto: Gláucia Lima

O carnaval é a festa mais agitada do país e diverte milhões de foliões durante os seis dias de animação que acontecem em diferentes cidades, incluindo Caicó. Nesse momento, saber lidar com os seus limites e compreender que há sempre consequências para nossas ações é um ponto chave para aproveitar a festa sem culpa e com responsabilidade.

“Agora que as coisas voltaram a abrir as pessoas estão com uma ânsia por diversão”, explica a psicóloga Jéssica Barbosa. Por isso, é necessário saber moderar nossas ações e entender que, apesar da euforia, nossas ações impactam não só nas nossas vidas, mas também nas de outras pessoas.

Às vezes a gente se deixa levar pelo momento e esquece que o amanhã chega e chega rápido“, brinca a psicóloga. Nesse sentido, se conhecer é um ótimo caminho, por exemplo, até que ponto posso beber para que não fique mal ou faça atitudes premeditadas? Se estou namorando, é saudável para o relacionamento fazer um acordo de amor livre durante a festa e beijar outras pessoas? E assim por diante.

O que é bom para você nem sempre é o melhor para outras pessoas. Somos diferentes e é importante respeitar nosso tempo.

– Como se preparar emocionalmente para os resultados do ENEM? Jéssica Barbosa esclarece dúvidas sobre o assunto

– “Tudo de mais é veneno”; psicóloga Jéssica Barbosa explica o que é a positividade tóxica

Consequências

Ao tomar certas atitudes durante os festejos, é importante lembrar que isso pode afetar a vida de outras pessoas, especialmente se estamos falando sobre uma questão emocional. “Se acontecer alguma coisa, quem vai conviver com as consequências será você”, explica Jéssica Barbosa.

É importante saber tomar decisões sábios pensando no melhor para si e para quem está emocionalmente ligado a você. “Cada escolha é uma renúncia. Isso é a vida. Então, quando você vai fazer uma escolha, precisa estar cientes das renúncias que serão feitas”, lembra Jéssica.