Setur/RN reúne prefeitos e secretários municipais para debater formalização das IGR’s


Com o intuito de atender demanda advinda dos gestores municipais de turismo a respeito de esclarecimentos sobre o processo de estruturação e formalização das Instâncias de Governança Regionais - IGR’s, a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte promoveu quarta-feira, 12, no Centro de Convenções de Natal (CCN), uma reunião presencial com prefeitos e gestores dos municípios dos polos turísticos do RN. 

Na ocasião, a subsecretária Solange Portela e  a representante da empresa Start Consultoria, apresentaram o processo o andamento da trabalho realizado até aqui e tiraram dúvidas dos gestores. 

A START vem realizando desde 2022 oficinas presenciais e reuniões virtuais com o intuito de tornar as onze regiões do Estado formalizadas. A partir de quinta-feira (13), a empresa inicia a última etapa de workshops sobre modelos de instrumentos legais de formalização para as 11 IGRs potiguares. 

O desenvolvimento turístico de uma região necessita da cooperação e integração de todo o seu trade. Portanto, a expressão Institucionalização das Instâncias de Governança Regionais significa o estabelecimento formal de uma organização que possa construir pactos; compartilhar espaços de diálogo; tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico de uma região, de forma sustentável.

“O processo de desenvolvimento turístico será resultado da criação de parcerias estratégicas e da gestão integrada e descentralizada de programas e projetos que possibilitem a cada região e municípios compartilhar alternativas de desenvolvimento, respeitando suas realidades e especificidades. As disputas devem ser substituídas por alianças voltadas ao interesse comum. Desenvolver o turismo como atividade econômica que gera emprego e renda”, ressalta a secretária de Turismo, Aninha Costa.

Prefeitos e Prefeitas das 11 IGRs do RN compareceram ao evento, considerado muito proveitoso para a interiorização do turismo. 


AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário