Agente de viagens
Há 20 anos, olhar uma pilha folhetos e brochuras e sabatinar o agente de viagens era a maneira de escolher um destino de férias. Hoje, basta entrar na internet. Por isso, a profissão está em declínio. Nos EUA, deve haver queda de 12% no total, de 73 mil em 2012 para 64.400 em 2022. Em 2008, eram 105 mil.
Vendedor de enciclopédia
Num mundo de Google e Wikipédia, a Enciclopédia Britânica, a mais antiga do mundo em inglês, encerrou as vendas de sua edição impressa, após 244 anos. Na América do Norte, a força de trabalho da empresa foi dispensada 20 anos antes, após seus décadas de vendas porta a porta nos Estados Unidos e no Canadá.
Técnico de aparelhos eletrônicos
Há cada vez menos aparelhos eletrônicos para serem consertados. Hoje, em vez de gastar dinheiro consertando, muitos preferem comprar um novo. Além disso, alguns aparelhos estão desaparecendo, como torradeiras e tocadores de CD. Com isso, muitos negócios que ofereciam reparos técnicos estão acabando, especialmente nos EUA.
Telefonista
Grandes empresas ainda precisam de telefonistas para atender as chamadas e direcionar as ligações. Mas essa função também está praticamente em extinção. Nos EUA, houve queda no total desses trabalhadores de 44% entre 2005 e 2014.
Funcionário dos Correios
Os funcionários dos correios também vêm as vagas fechando nos EUA. Os atendentes de serviços postais devem ter seu número reduzido em 32%, de 66.900 em 2012 para 45.700 em 2022. Para classificadores de serviço postal de correio, processadores e operadores de máquinas de processamento a queda deve ficar em 30%.
O Globo/Blog do BG
0 Comments:
Postar um comentário